A atriz Evangeline Lilly (Lost), intérprete de Hope Pym em Homem-Formiga (2015) publicou um post no qual mostra que participou de um protesto antivacina em Washington, D.C., nos Estados Unidos, no último domingo (23). Na legenda da publicação no Instagram, a atriz defendeu a causa.
“Acredito que ninguém deveria ser forçado a injetar nada em seu corpo”, escreveu Evangeline Lilly.
“Esse não é o caminho. Isso não é seguro. Isso não é saudável. Isso não é amor. Eu acredito que o mundo está com medo, mas não acredito que combater medo com força vá resolver nossos problemas”, completou, dizendo que é “pró-escolha”.
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacinação não deve ser tratada como uma questão individual porque as doenças só são erradicadas quando a maioria da população está imunizada. Segundo o órgão, a cobertura ideal para qualquer imunização é de 95% da população — exceto para o HPV, que é de 80%.
O episódio não foi o primeiro na qual Lilly questionou sobre as medidas para controlar a pandemia de coronavírus. Em março de 2020, a atriz afirmou se recusar a adotar o distanciamento social e permanecer em quarentena.
Após a repercussão do comentário, Lilly desculpou-se oficialmente no Instagram: “Quero oferecer minhas sinceras desculpas pela insensibilidade que mostrei em meu post anterior ao sofrimento e medo muito reais que dominaram o mundo através do covid-19. […]”