Ícone do site Bahia Pra Você

Euro se aproxima da paridade com o dólar

O euro está à beira da paridade com o dólar, já que os investidores temem que uma crise de energia leve a economia da região à recessão.

O euro está à beira da paridade com o dólar, já que os investidores temem que uma crise de energia leve a economia da região à recessão.

A moeda comum caiu para apenas US$ 1,0003 na manhã desta terça-feira (12), pressionada por preocupações de que o desligamento programado do gasoduto Nord Stream 1 – que transporta gás natural da Rússia para a Europa – para manutenção possa se tornar permanente.

A invasão da Ucrânia pela Rússia no final de fevereiro provocou temores sobre o fornecimento de energia da Europa e prejudicou as economias da região, empurrando o euro 12% mais baixo em relação ao dólar americano até agora este ano.

O euro também está sendo atingido por expectativas de aumentos mais agressivos das taxas de juros pelo Federal Reserve dos EUA, que estão elevando o dólar.

Analistas do banco japonês Mizuho disseram que o movimento em direção à paridade euro-dólar está acontecendo porque “a recessão na zona do euro está precificada”.

ANÚNCIO

Neil Wilson, analista-chefe de mercado da plataforma de negociação Markets.com, disse: “O euro se aproximou da paridade com o dólar pela primeira vez desde 2002. Está em queda há meses, mas o euro teve uma nova baixa à medida que os temores da Rússia aumentam de que poderia cortar o fornecimento de gás para a Europa neste inverno. O ministro da Economia e Finanças da França, Bruno Le Maire, alertou no fim de semana que há uma forte chance de Moscou desistir. Isso está alimentando ainda mais os temores de recessão no bloco”.

Wilson disse que era hora de o Banco Central Europeu tomar uma ação decisiva.

“O BCE está mexendo enquanto a moeda queima, causando pior inflação e mais miséria para a população”, acrescentou. “É hora de uma alta de emergência entre reuniões para mostrar que eles são sérios – o mercado simplesmente não acredita mais no BCE. A inflação acima de 8% e os juros continuam negativos… é uma loucura.”

A libra também enfraqueceu em relação ao dólar, para US$ 1,185 na manhã de terça-feira, o menor desde março de 2020, pressionado pela incerteza política e pela melancolia econômica. A corrida para substituir Boris Johnson como primeiro-ministro está esquentando, com muitos candidatos prometendo cortes de impostos.

“A pressão sobre o euro e a libra esterlina reflete uma grande preocupação com as perspectivas econômicas. Com a inflação subindo e nenhum plano para controlá-la, as moedas são alvos fáceis”, disse Wilson.

ANÚNCIO

O Comitê de 1922 do Partido Conservador estabeleceu o cronograma para a seleção de um novo líder conservador e primeiro-ministro na noite de segunda-feira, com o objetivo de anunciar o vencedor em 5 de setembro.

Sair da versão mobile