O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na noite desta quinta-feira (20), que a retirada das tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros representa uma vitória do diálogo e da diplomacia. A declaração foi feita durante a abertura do Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo.
Segundo Lula, a medida é resultado de negociações diretas com o presidente norte-americano Donald Trump.
“Hoje estou feliz porque o presidente Trump começou a reduzir as taxações. Essas coisas acontecem quando conseguimos galgar respeito. Ninguém respeita quem não se respeita”, afirmou.
A Casa Branca anunciou a eliminação da tarifa de importação de 40% sobre produtos como café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina. A decisão foi formalizada em ordem executiva após conversa telefônica entre os dois presidentes, que também acertaram iniciar negociações para tratar de questões comerciais pendentes.
Em pronunciamento nas redes sociais, Lula destacou a atuação conjunta do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Fernando Haddad e Mauro Vieira:
“Esse foi um passo na direção certa, mas precisamos avançar ainda mais. Seguiremos nesse diálogo com o presidente Trump tendo como norte nossa soberania e o interesse dos trabalhadores, da agricultura e da indústria brasileira.”
