Segundo um estudo publicado no periódico científico Virology Journal, o vírus que causa a Covid-19 pode sobreviver em aparelhos celulares, notas de dinheiro e objetos de aço inoxidável por 28 dias.
Os experimentos com o SARS-CoV-2 foram realizados por pesquisadores do Centro Australiano de Preparação para Doenças (ACDP) em ambiente controlado e revelam que o vírus tem a capacidade de permanecer em superfícies por muito mais tempo do que se pensava.
Os resultados apontaram que a uma temperatura ambiente de 20ºC, o vírus permanece ativo por 28 dias em superfícies lisas, como telas de celulares e notas de dinheiro. A 30ºC, a taxa de sobrevivência caiu para sete dias, já a 40ºC, o vírus sobrevive apenas 24 horas. Ele também sobreviveu menos tempo em superfícies porosas, como o algodão.
O estudo reforça a importância de desinfetar superfícies e da higienização das mãos. Embora a principal forma de transmissão do coronavírus seja por meio do contato direto com gotículas de pessoas doentes, também é possível contrair a Covid-19 ao tocar em superfícies infectadas.