Foi realizado em Barcelona no último sábado (12), um estudo científico para determinar o risco de transmissão de Covid-19 em uma casa de espetáculos sem distanciamento social e a eficácia dos testes rápidos para permitir a realização dos mesmos. As informações são do site Blitz.
Mais de mil pessoas candidataram-se a participar no estudo, submetendo-se a um teste de antigénio (teste rápido). Dos que testaram negativo, 500 foram escolhidos para assistir a um concerto na Sala Apolo, na cidade catalã. Os outros 500 foram mandados para casa, formando um grupo de controle.
Os organizadores do estudo científico vão agora tentar perceber se, no concerto, houve contágio entre os participantes, apesar de os mesmos terem tido um resultado negativo. Os voluntários que assistiram ao espetáculo de cinco horas, que contou com a atuação de vários grupos rock e DJ, tiveram de usar máscaras FFP2 e desinfetante para as mãos, mas não mantiveram distanciamento dos outros espectadores.
A máscara poderia ser retirada no piso superior da sala, para beber uma só bebida oferecida pela organização. Todos os 1.000 participantes fizeram um teste PCR, de maior confiabilidade, antes do show e farão outro uma semana depois. Os resultados ajudarão os pesquisadores a perceber se, mesmo tento tido um teste rápido negativo, algum dos espectadores estava infetado e se contagiou alguém na casa de shows.
Na Espanha, a pandemia de Covid-19 já matou mais de 47 mil pessoas. Como aqui no Brasil, o setor cultural tem sido um dos mais afetados, com mais de 25 mil concertos cancelados e perdas na ordem dos 120 milhões de euros.