Ícone do site Bahia Pra Você

Estado da Bahia reúne forças para combater bebidas adulteradas e falsificadas

comercialização de bebidas adulteradas e falsificadas. A iniciativa busca garantir a segurança dos consumidores e ampliar o acesso

Na manhã desta segunda-feira (6), o Governo do Estado da Bahia promoveu uma reunião estratégica na sede do Procon-BA, em Salvador, com o objetivo de intensificar o combate à comercialização de bebidas adulteradas e falsificadas. A iniciativa busca garantir a segurança dos consumidores e ampliar o acesso da população a informações sobre como identificar produtos suspeitos.

O encontro contou com a participação de diversos órgãos estaduais, incluindo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio do Procon-BA; a Secretaria de Segurança Pública, representada pela Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica (DPT), Delegacia do Consumidor (Decon) e Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC); além da Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA).

Durante a reunião, foram discutidas estratégias de fiscalização e ações educativas, além da articulação de parcerias com associações e entidades de classe dos setores de bebidas, bares, restaurantes, hotéis, supermercados, atacadistas e varejistas. A proposta é criar uma rede colaborativa para fortalecer o controle de qualidade dos produtos comercializados e proteger a saúde pública.

A mobilização ocorre em meio a preocupações crescentes com casos de intoxicação por substâncias como o metanol, frequentemente associado à adulteração de bebidas alcoólicas. O governo pretende intensificar as operações de fiscalização e promover campanhas informativas para orientar os consumidores sobre os riscos e sinais de adulteração ou falsificação.

Sair da versão mobile