Bahia Pra Você

Especialistas preveem pior momento da pandemia neste mês

Especialistas se preocupam e sugerem: março será o pior momento da pandemia no Brasil. Em uma análise sobre o que esperar sobre este cenário, a microbiologista Natália Pasternak e o médico neurocientista Miguel Nicolelis declararam que falta planejamento para que o Brasil supere a crise sanitária. As declarações foram feitas durante o UOL Debate desta terça-feira (9).

Segundo Pasternak, o governo brasileiro tem sido omisso e joga contra o avanço da pandemia no país. “Durante o ano passado, fomos testemunhas de diversas tentativas do governo de boicotar medidas restritivas que poderiam ter um efeito positivo na contenção da pandemia”, disse ela. A microbiologista relembrou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desaconselhou pessoalmente o uso de máscaras e de lockdown, dando “maus exemplos”.

Também, com más previsões, Nicolelis observa que a falta de vacinas suficientes para imunizar a população brasileira anda lado a lado com o avanço da Covid-19 no país.

“Não podemos depender de duas vacinas somente, precisamos conjugar esse lockdown nacional com um aumento dramático da vacinação e precisamos de uma campanha de informação nacional, clara, direta, para deixar claro para população que, afora o genocídio indígena da colonização europeia e escravidão, essa é a maior crise humanitária da história do Brasil e março pode ser o pior momento da história do Brasil em termos de perda de vida”, disse Nicolelis.

 

ANÚNCIO
Anúncios
Sair da versão mobile