
Professor Leonardo Campos
Na edição de hoje da coluna semanal Saúde e Bem-Estar vamos conversar com a bióloga e personal organizer Patrícia Seixas, mestre em Imunologia pela UFBA, Especialista em Análises Clínicas e Licenciada em Biologia pela UCSAL, pesquisadora com longa jornada nos estudos sobre Hanseníase, uma de suas principais trajetórias pessoais e acadêmicas. Atualmente, Patrícia Seixas assume a docência universitária de componentes curriculares voltados ao âmbito da Microbiologia e da Parasitologia, bem como outros segmentos, além de desenvolver uma nova roupagem para o seu perfil no Instagram, @eusoubiorganizer, junção de duas tarefas profissionais cotidianas que são mais orgânicas do que possamos imaginar. Sendo assim, na estreia desse segmento de entrevistas em nossa coluna, versaremos sobre rotina de estudos, tendo a organização pessoal e a biologia como áreas gravitacionais. Leia a entrevista e depois acompanhe o podcast que escrevi e dirigi, narrado pelos jornalistas Emerson Miranda (@emersonmirandatv) e Caio Batista (@caiovbatista). Leia, reflita, compartilhe e deixe os seus comentários, combinado?
Professora Patrícia, a Biologia e a organização pessoal são mundos aparentemente distintos, mas que em seu perfil nas redes sociais, aparecem organicamente unificados. Quais as principais ideias desse projeto?
Sim, claro! Aparecem organicamente unificados. As principais ideias deste projeto são mostrar que o ser vivo é um tipo de organização. É um tipo especial de sistema que possui uma organização autopoiética… espécie de autoprodução e autonomia… onde os componentes desse sistema se interconectam e inter-relacionam de forma a promover a sua autoconservação e sua manutenção existencial. A relação com o meio ambiente e o ciclo de vida, trazer o indivíduo organizacional que nasce, cresce, reproduz, produz, enfim, que está em constante movimento.
No caso da Biologia, o seu foco é a tríade Microbiologia, Imunologia e Parasitologia.
Sou apaixonada por essa tríade (risos). São ramos da biologia que fazem parte da minha formação, são as disciplinas que ministro aulas, faço pesquisas e que sempre tive imensa afinidade e paixão, ao estabelecer constantes conexões entre higiene, limpeza, prevenção de doenças, fortalecimento do sistema imune. Em tempos de pandemia então… se tornaram essenciais e até abrangentes.
Observando as suas aulas e lives, é possível perceber que há menções constantes à rotina diária de estudos, um momento de junção da Biologia e da Organização Pessoal, correto?
Há menções constantes a rotina diária de estudos, unindo a Biologia e a Organização Pessoal porque nosso cérebro gosta de rotina. Já notou como ficarmos ficamos estressados quando deixamos de fazer alguma coisa num determinado dia? Quando o cérebro sente falta e ficamos incomodados, ansiosos e aborrecidos por ter deixado de fazer algo que é importante, entramos no mundo dos hábitos. Então, quando falamos em hábitos, estamos falando de alta performance e resultados extraordinários, é por isso que sempre digo aos meus alunos, colegas, clientes, amigos e demais contatos: elaborar uma rotina de estudos é um passo importante para quem deseja ter melhores resultados com os livros. Vocês poderão conferir melhor no podcast. A rotina de estudos funciona como um mapa, um guia sobre o qual o estudante se baseia em seus aprendizados. Defenderei sempre: a rotina de estudos é fundamental para estabelecer metas, prazos e cronograma de acordo com as necessidades e perfil do estudante.
Memórias de pesquisadora: fotos do Acervo Pessoal da entrevistada em eventos e pesquisas
Diante de nosso cenário pandêmico, então, a Organização Pessoal e a Biologia estão cada vez mais unificadas, é isso?
A crise sanitária nos faz repensar sobre a vida pessoal. Os benefícios de uma organização pessoal são muitos, sabe? A possibilidade de realizar todas as tarefas no tempo adequado e com um tempo maior, além do ganho de produtividade, sem deixar de reservar as horas ideais. Assim, é possível fazer tudo o que é necessário e ainda ter um tempo livre para gastar com o que quiser. Criar hábitos positivos e saudáveis para você fazer hoje e mudar sua vida inteira!
Você considera que o celular e os demais eletrônicos são aliados dos estudos, mas também distrações?
O celular e demais eletrônicos são, sem dúvida, aliados dos estudos, mas também causam distrações e mudanças biológicas que podem gerar irritabilidade, mau desempenho e problemas de comportamento, principalmente entre as crianças. Um dos problemas é sobre o sono. A luz emitida pela tela afeta a percepção do cérebro sobre ser dia ou noite, e ainda, a luminosidade azul desses itens inibe a secreção de melatonina, o hormônio que estimula o sono. O ideal é retirarmos os eletrônicos uma hora antes de dormir. Li isso recentemente e pude reforçar num documentário. Antes de dormir, aprendam… desconecte-se das telas com ao menos uma hora de antecedência do ritual do sono. Vai mudar a sua vida, acredite.
Patrícia Seixas em momentos de leitura e pesquisa. Dormir bem e se alimentar corretamente são aliados do bom resultado nos estudos
Dormir bem e se alimentar adequadamente. Uma dupla tarefa que parece a junção da Biologia com a Organização Pessoal em seu caráter mais orgânico, não é mesmo?
O sono e alimentação fazem parte do metabolismo do nosso corpo. Boa parte da energia e disposição que temos ao realizar as atividades cotidianas se devem ao cultivo de hábitos saudáveis. No entanto, muitas pessoas não fazem ideia que existe uma relação intrínseca entre boas horas de sono e aquilo que comemos. Dessa forma, devemos nos manter atentos aos alimentos que consumimos para que nossa dieta fique o mais próximo do equilíbrio ideal, a fim de que a qualidade de vida esteja presente ao acordarmos. A relação entre o sono e a alimentação ocorre pela combinação entre substâncias presentes no nosso organismo. É uma relação complexa, mais esclarecida no podcast gravado com os jornalistas Caio Batista e Emerson Miranda, por sinal, sensacionais em suas colocações.
As paixões: o laboratório e a sala de aula
Para finalizar: essa entrevista é acompanhada de um podcast. No entanto, os leitores da coluna Saúde e Bem-Estar vão querer saber: o que podemos esperar das abordagens futuras em seu perfil @eusoubioorganizer?
Apresentar ao meu público que biologia e organização existe uma conexão/relação. Trazer conteúdos que possam impactar positivamente na vida pessoal, profissional, escolar, acadêmica, na rotina da casa, na saúde e no bem estar, explicitando como cada tema está totalmente relacionado com a biologia e a organização. Mostrar como a organização pode transformar sua vida à luz da Biologia.