A empresa de logística do Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (3) que as vacinas da Pfizer, que viriam juntamente com as 405 mil doses da AstraZeneca não embarcaram no avião com destino à Bahia. As informações são da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Ainda segundo o órgão estadual, o avião transportaria as remessas do imunizante saiu do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 7h45, com destino a Salvador. Não há detalhes sobre os motivos que impediram o embarque da carga, porém, ainda estimam a entrega para hoje, às 16h20.
Nova remessa
A Sesab anunciou no último domingo (2), o recebimento de cerca de 431.910 doses das vacinas AstraZeneca (405 mil) e a Pfizer (26.910 mil). Os imunizantes possuem uma logística diferenciada em relação aos demais imunobiológicos entregues pelo Ministério da Saúde, em virtude da necessidade de serem armazenada em temperaturas de até – 70°C.
As vacinas da Pfizer são transportadas em uma caixa especial, lacrada, que somente será aberta no local de armazenamento definitivo na capital baiana. As vacinas chegarão em temperaturas que variam de -25°C a -15°C, com a validade de 14 dias, porém se submetidas a temperaturas de 2°C a 8°C, o prazo de utilização cai para cinco dias.