Ícone do site Bahia Pra Você

Endividamento atinge 80% das mulheres

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (4) a urgência para o projeto de lei que fixa limite para os juros do cartão de crédito. Co

O endividamento segue sendo um grande problema para o brasileiro, atingindo 79,3% das famílias, em setembro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Recorte da pesquisa por gênero mostra que as dívidas avançaram entre o público feminino, com 80,9% das mulheres endividadas, principalmente no cartão de crédito e no cheque especial. Enquanto isso, 78,2% dos homens estão endividados.

Para a educadora financeira Aline Soaper, o dado é explicado pelo aumento no número de mulheres que chefiam seus lares. “Além disso, o dado corrobora o cenário de que, muitas vezes, a renda delas não é suficiente para pagar as dívidas”, diz ela.

Crédito rotativo do cartão é o maior vilão

A especialista explica ainda por que o crédito rotativo no cartão é um dos grandes vilões: “De acordo com dados do Banco Central, o rotativo do cartão de crédito registrou R$ 159,3 bilhões em novos empréstimos até junho deste ano. Esse foi o maior nível para o período desde 2014, quando foram concedidos R$ 174,7 bilhões”.

ANÚNCIO

O rotativo é utilizado quando o consumidor gastou mais no cartão de crédito do que o que pode pagar na fatura do mês, então precisa parcelar esse valor.

Ainda segundo o Banco Central, a inadimplência no cartão de crédito atinge mais as famílias que ganham até um salário mínimo, com um percentual de 12,24%, sendo a maior alta registrada desde 2016.

Sair da versão mobile