Cientistas encontraram um fóssil de um embrião de dinossauro ainda dentro do ovo na China. O estudo, publicado na revista iScience na terça-feira (21) mostrou imagens raras do bebê dinossauro em estágio avançado dentro de um ovo fossilizado “extremamente preservado”, de aproximadamente 70 milhões de anos.
O fóssil foi encontrado em Ganzhou, província de Jiangxi, no sul da China e foi adquirido por pesquisadores no ano de 2000.
Ao estudar o embrião, os estudiosos descobriram que o dinossauro tinha uma postura diferente de se dobrar antes da eclosão, que era considerada exclusiva dos pássaros. O estudo mostrou que esse comportamento pode ter evoluído por meio de terópodes não-aviários.
Oviropodossauros, a espécie de dinossauro Theropat com ossos nus e três pernas, eram muito próximos da linhagem que evoluiu para pássaros modernos. Eles tinham penas nas mãos e não podiam voar.
“Ficamos surpresos ao ver esse embrião lindamente preservado dentro de um ovo de dinossauro, deitado em uma postura de pássaro. Essa postura tinha não foi reconhecido em dinossauros não aviários antes”, disse Waisum Maof, da Universidade de Birmingham, Reino Unido.
O fóssil foi chamado de “Baby Yingliang”, devido ao nome do museu chinês que o abriga atualmente. O embrião é o dos oviraptorossauros semelhantes a pássaros, parte do grupo dos terópodes. Terópode significa “pé de besta”, mas os pés de terópode geralmente se assemelhavam aos de pássaros. Os pássaros descendem de uma linhagem de pequenos terópodes.
O ovo tem cerca de 17 centímetros de comprimento, e o dinossauro foi estimado em 27 centímetros de comprimento, da cabeça à cauda. Os pesquisadores acreditam que quando adulto, se tivesse vivido, teria cerca de dois a três metros de comprimento.
Os pesquisadores da China, Reino Unido e Canadá estudaram as posições do Baby Yingliang e de outros embriões oviraptorídeos encontrados anteriormente. Eles concluíram que os dinossauros estavam se movendo e mudando de postura antes de eclodirem, de maneira semelhante aos filhotes de pássaros.
Nas aves modernas, esses movimentos estão associados a um comportamento denominado dobrar, que é controlado pelo sistema nervoso central e é fundamental para o sucesso da incubação. O comportamento de pré-incubação não é o único comportamento que os pássaros modernos herdaram de seus ancestrais dinossauros. O mesmo tipo de dinossauro também é conhecido por ficar em cima de seus ovos para incubá-los de maneira semelhante aos pássaros, disse Zelenitsky.