Ícone do site Bahia Pra Você

Embriaguez não é atenuante

“escusas” por ter bebido algo a mais e batido, jamais poderiam aceitar as desculpas de alguém que apoia o abominável nazismo, por estar bêbado.

Alex Curvello – Advogado

Tal qual se você bate um carro, está embriagado e não pode pedir “escusas” por ter bebido algo a mais e batido, jamais poderiam aceitar as desculpas de alguém que apoia o abominável nazismo, por estar bêbado.

É um assunto extremamente delicado, porém que deve ser esclarecido e na tentativa de levar nosso Papo de Quinta num tom não tão pesado, me recordo do tempo quando tínhamos que impedir amigos bêbados de ligarem pra ex, ao invés de impedirem que defendessem o nazismo.

Já até comentei em outro papo nosso, o quanto ruim está nossa atualidade em termos que explicar o óbvio muitas vezes.

Inicialmente é válido salientar que qualquer apologia ao nazismo é execrável, criminosa e deve ser combatida em todos os meios possíveis, como preconiza a Lei 7.716/89, afinal todo discurso do ódio contraria os valores fundantes da democracia constitucional brasileira.

Por óbvio também nossa Carta Magna garante o direito constitucional pela liberdade de expressão, entretanto o direito fundamental à liberdade de expressão não autoriza a abominável e criminosa apologia ao nazismo, nem a nenhum outro crime.

Por oportuno, não podemos esquecer que vivemos em um país onde em pleno século 21 e há muitos anos, presenciamos a fome, fila para comprar ossos, desemprego alarmante, pouco investimento em educação, ciência e cultura, enquanto pessoas que vivem distante disso tudo ou quase realmente não sabem que isso existe, acabam pela ignorância e de forma criminosa fazendo apologia a algo extremamente desumano como o nazismo.

ANÚNCIO

Tudo isso me pegou de surpresa, já havia visto no Twitter algumas atrocidades ditas pelo dito “influencer”, mas perceber que ele estava defendendo de forma grotesca a criação de um partido nazista e o pior, em uma conversa com dois deputados federais, onde um deles aparentemente concordava com o abominável que foi dito, aquilo foi um acinte.

Analisando um pouco do histórico do programa em si, bem como pela fala do apresentador pedindo desculpas por estar bêbado, percebe-se que não se trata de uma fala rasa e rasteira de um ser “doidão” que fala besteira sem pensar, é o pensamento de uma “casta” da sociedade de forma intencional, arquitetada e criminosa, é medonho algo assim ter tanta audiência e patrocínio. Além do mais, lembrando ditames legais, a embriaguez não é atenuante de crime, pelo contrário.

Jamais, em tempo algum podemos esquecer das vidas que o nazismo tirou de milhões de pessoas, pelo simples fato delas existirem, não porque não concordavam com um modo de governo (não que isso justifique), mas porque nasceram, matando filho na frente dos pais, pai na frente do filho, dizimando milhares de famílias sem piedade e nenhum sentimento. Todo nazista ou ser que faça apologia, defenda, ou minimize o nazismo deve ser enquadrado na forma da lei.

Não é preciso ser nenhum expert para entender que o nazismo praticou o extermínio de pessoas pelo simples fato delas terem nascido, foi determinado que um povo inteiro não merecia viver, isso é grotesco.

Importante lembrar tudo o que conquistamos pós nazismo, o Código de Nuremberg, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração de Genebra, Declaração de Helsinki e muitos outros ditames universais que devemos sempre lembrar e que qualquer coisa imposta, inquisitiva ou forçada contrariando tais preceitos beira ao nazismo e deve ser combatida.

ANÚNCIO

Não existe genocídio do bem, não devemos admitir que esse assunto seja discutido ou muito menos que possa existir uma força para chegar ao poder de um país, é surreal.

Acredito de coração que nossa Constituição deveria ser estudada no Ensino Médio brasileiro, para não termos tantas pessoas dizendo “é só minha opinião”, sem base nenhuma, até porque de tanta liberdade para aberrações, quais seriam as próximas, legalizar o estupro, o racismo, a pedofilia, a escravização? Isso não tem nada a ver com opinião, tudo isso é crime e deve sofrer os rigores da lei.

Não poderia deixar de expor aqui que sinto pela equipe como um todo, caso o programa caia e perca seus patrocinadores, uma pena pelas dezenas de funcionários, mas era questão de tempo, toda liberdade de expressão irrestrita caminha para a barbárie.

O Brasil, na medida do possível foi construído por um povo com respeito à diversidade e o acolhimento ao diferente, nossa Constituição determina isso. Que nós possamos ser capazes de manter viva a memória de um passado cheio de dores, como o período da escravidão no Brasil, além do terrível holocausto para jamais termos que testemunhar essas aberrações novamente.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile