Ícone do site Bahia Pra Você

Embasa reforça sistemas para garantir abastecimento nas praias do Recôncavo e Baixo Sul no verão 

Com a chegada do verão e o aumento expressivo da população nas áreas litorâneas, a Embasa executou uma série de ações preventivas

Com a chegada do verão e o aumento expressivo da população nas áreas litorâneas, a Embasa executou uma série de ações preventivas e operacionais em equipamentos e na rede distribuidora que integram os sistemas de abastecimento de água que atendem as praias do Recôncavo Baiano e do Baixo Sul. As medidas têm como objetivo garantir maior regularidade no fornecimento de água tratada, especialmente durante os períodos de maior demanda, com mais turistas e população temporária. 

Na Ilha de Itaparica, um dos principais destinos baianos, a Embasa realizou ao longo deste ano um conjunto de melhorias estruturais, com destaque para a duplicação de 1.285 metros de trecho da adutora de água tratada, entre o reservatório da Embratel e a estação elevatória de Vera Cruz, proporcionando melhoria na distribuição. Também houve reforço na captação de água bruta, com substituição de equipamentos, o que possibilitou um incremento de 27% na oferta, com acréscimo de 44 litros por segundo de água tratada para o sistema. 

Para garantir maior segurança operacional em caso de irregularidade no fornecimento de energia elétrica pela Neoenergia Coelba, a Embasa instalou geradores na captação e na estação de bombeamento de Vera Cruz, entre o fim do ano e o Carnaval, período de maior demanda do verão. “Ainda na Ilha, foi ativado um novo conjunto motor-bomba na estação elevatória, reforço de limpeza das tubulações, instalação de captação alternativa, dentre outras medidas operacionais, que vão contar com equipes de manutenção em regime de plantão para manter o sistema funcionando 24 horas por dia”, reforça o gerente regional, Júlio César Brito. 

Em Morro de São Paulo, a Embasa trabalhou na energização de dois poços da captação, já em operação, que proporcionaram incremento de 16% na oferta, com 7 litros por segundo a mais de água para atender moradores e turistas. Em Boipeba, um gerador foi instalado para garantir segurança energética entre o Natal e o Carnaval, reforçando a confiabilidade do abastecimento. Os sistemas funcionarão 24 horas visando atender à demanda da temporada. 

Gargalos da energia e combate às clandestinas

“Estamos em interlocução direta com a Neoenergia Coelba para dar maior celeridade em caso de eventuais paradas da energia em nossos equipamentos, garantindo que os sistemas estejam 24 horas em funcionamento. Mobilizadores estarão nas praias levando a mensagem do uso consciente e sem desperdícios da água durante o verão e incentivando denúncias de ligações clandestinas e desvios de água, os chamados ‘gatos’, que também prejudicam o funcionamento do sistema e a chegada da água até as torneiras de quem paga em dia e consome de forma correta”, destaca Júlio César. 

ANÚNCIO
Caixa d’água e uso econômico

Apesar das ações preventivas e operacionais realizadas pela Embasa, Júlio destaca também a colaboração fundamental da população com o uso racional da água e instalação de reservatórios domiciliares dimensionados para atender moradores e visitantes durante o período de maior consumo. “Este é um período de maior demanda da rede pública de água e medidas simples para reduzir o desperdício podem fazer a diferença. Revisar as instalações do imóvel para evitar vazamentos e estimular o uso econômico, além de ajudar na conta de água, pode garantir mais segurança hídrica para a coletividade”, reforça. 

Sair da versão mobile