A Embasa realizou mais uma operação pré-Carnaval para fortalecer o funcionamento dos três sistemas de abastecimento de água que atendem as praias dos municípios de Conde, Entre Rios (Subaúma) e Esplanada (Baixio). A iniciativa é essencial para garantir a operação plena dos sistemas num período em que cresce significativamente a demanda por água tratada, impulsionada tanto pelo aumento temporário da população quanto pelas altas temperaturas do verão.
No último Réveillon, quando a população do Conde praticamente quintuplicou, o sistema operou sem intercorrências graças às medidas preventivas — desempenho que a Embasa espera repetir no Carnaval. “Sabemos que a presença de turistas e veranistas é positiva para a economia do município, mas representa um desafio para a Embasa. Os sistemas são projetados para atender, ao longo do ano, uma quantidade determinada de pessoas, número que pode aumentar em até cinco vezes durante o Carnaval e as festas de final de ano”, explica o gerente de operação de água da Embasa na região, Ariosto Gravatar.
Ele destaca também que todo sistema de abastecimento depende de energia elétrica e, por isso, o plano de contingência prevê a instalação de geradores para prevenir transtornos causados por falhas ou oscilações no fornecimento de energia. A estratégia, inclusive, minimizou os impactos da falta de energia registrada no Carnaval de 2025, quando os equipamentos garantiram o pleno funcionamento dos sistemas. Foram mobilizados quatro geradores no Conde, dois em Subaúma e dois em Baixio.
Outra ação fundamental é a realização de inspeções e manutenções preventivas em todos os equipamentos, além da instalação de unidades reserva, prontas para operação imediata em caso de pane elétrica ou mecânica. Durante esse período, equipes de plantão reforçam a vigilância e a capacidade de resposta. A força-tarefa conta ainda com uma equipe especializada em manutenção eletromecânica, dedicada a atender ocorrências locais, evitando deslocamentos emergenciais entre a sede regional, em Alagoinhas, e as cidades do litoral.
Para o gerente regional da Embasa, Julio Cesar Nunes, a intensificação das ações é fundamental diante do acréscimo populacional e das temperaturas elevadas. “Os preparativos para o verão começam com reuniões que definem o período, as equipes e o escopo das inspeções e manutenções. As ações para o Carnaval são planejadas em conjunto com as do Natal e do Ano Novo, datas igualmente desafiadoras e que, em 2025, superaram os anos anteriores”, afirma.
Blitz de Verão
No último fim de semana, 7 e 8 de fevereiro, a Embasa realizou uma ação social nas praias do litoral norte baiano para conscientizar moradores e turistas sobre o uso moderado da água durante o Carnaval. A equipe, que também visitou estabelecimentos comerciais e hotéis, promoveu atividades educativas e distribuiu brindes para estimular o consumo responsável e incentivar a instalação de reservatórios nos imóveis — medida essencial especialmente nos períodos de maior demanda e temperaturas elevadas.

