As obras para implantação do sistema de esgotamento sanitário em Riachão do Jacuípe começaram na segunda quinzena de outubro, no bairro Guarapuava. As equipes realizam escavações para o assentamento da tubulação das redes de esgoto, que também chegarão aos bairros Ranchinho, Bela Vista, Centro, Loteamento Mandacaru, Jardim Riachuelo, Loteamento Alto Alegre, Barra, entre outros.
O projeto, que soma mais de R$ 68 milhões em investimentos da Embasa e do Governo Federal (FGTS/Selesan), prevê a construção de uma estação de tratamento com capacidade para tratar 55 litros de esgoto por segundo. Serão implantados mais de 90 km de redes coletoras, 6 mil ramais prediais e quatro estações elevatórias para bombear o esgoto por quase 3 km de tubulações pressurizadas até a unidade de tratamento.
Quando concluído, o sistema vai atender cerca de 24 mil moradores da sede municipal, garantindo coleta e tratamento dos esgotos domiciliares. “Toda obra deste porte, que envolve escavações e movimentação de maquinário pesado, gera transtornos temporários. Mas os moradores devem ter em mente os benefícios que virão com o esgotamento sanitário, que é um ambiente mais saudável, saneado e livre de doenças de veiculação hídrica”, destacou Mário Sérgio May, gestor da obra pela Gerência de Expansão Norte I da Embasa.

