Salvador se prepara para a tradicional Lavagem do Bonfim, uma das maiores festas religiosas e populares do Brasil, com mais de 280 anos de história. Nos meses que antecedem o evento, equipes da Embasa percorrem todo o trajeto do cortejo — da Igreja da Conceição da Praia até a Igreja do Senhor do Bonfim — para inspecionar redes de água e esgoto, garantindo pleno funcionamento no dia da lavagem das escadarias pelas baianas, com água de cheiro e devoção.
Foram realizadas vistorias preventivas e manutenções corretivas em cerca de 12 km de redes de água e 13 km de rede de esgotamento sanitário nos bairros que recebem o cortejo, passando por pontos como a Rua da Conceição da Praia, Avenida Dendezeiros e os largos da Calçada e de Roma. A Embasa também instala ligações provisórias para abastecer postos da Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar, além de revisar hidrantes no circuito e áreas adjacentes.
Segundo Joana Rolemberg, diretora de operação da Região Metropolitana de Salvador, o trabalho é essencial para o sucesso da festa:
“Além de garantir o funcionamento das redes, mantemos equipes especializadas e equipamentos prontos para agir, como carros-pipa, caminhões e retroescavadeiras. Atuamos em sintonia com órgãos como Codesal e Defesa Civil para dar todo suporte necessário”, afirmou.
Durante o evento, equipes estarão de prontidão para emergências, como correções na rede ou estruturas. A Embasa também disponibilizou 100 mil copos biodegradáveis de água tratada, que serão distribuídos pelo Corpo de Bombeiros ao longo do cortejo.

