As eleições municipais ocorrem em todo território nacional neste domingo (15), com exceção de Macapá, capital do Amapá, por conta do apagão de energia e do Distrito Federal que não prefeito nem vereadores. Com o intuito de evitar aglomerações, por conta da pandemia do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral aumentou em uma hora o período de votação, que vai ser das 7h às 17h, com horário preferencial para maiores de 60 anos de idade das 7h às 10h. Esse horário não é exclusivo, todos os eleitores podem se dirigir às seções.
Locais de votação
Como ocorre em todas eleições, houve mudanças em alguns seções eleitorais, para evitar contratempos, o TRE-BA disponibilizou, no seu site, um guia para o eleitor consultar seu local de votação. A consulta pode ser feita por meio do nome ou do número do título eleitoral. Por meio da opção Consulta por nome é possível verificar o número do título. Clique aqui para consultar.
O uso da máscara é obrigatório para ter acesso à seção eleitoral. É preciso um documento oficial com foto, já que a identificação por biometria não vai ser utilizada por conta da pandemia. É aconselhável que o eleitor leve sua caneta, para evitar compartilhar objetos.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o estado tem o quarto maior colégio eleitoral, com 10,8 milhões de eleitores. Desses, 5,7 milhões são mulheres e 5,1 milhões são homens. A maioria feminina, no estado, corresponde à média nacional, que é de 52%. Já na capital, Salvador, o percentual é ainda maior: 55%.