O pôr do sol na Barra, em Salvador, ganhou um significado especial nesta sexta-feira (19) com a projeção do número Ligue 180 na fachada do Edifício Oceania, em frente ao Farol da Barra. O prédio icônico foi iluminado com mensagens de conscientização sobre a Central de Atendimento à Mulher, serviço gratuito e sigiloso que funciona 24 horas por dia, todos os dias, há 20 anos, salvando vidas de meninas e mulheres vítimas de violência no Brasil.
A iniciativa integra uma campanha nacional do Ministério das Mulheres, em parceria com estados e municípios, e na Bahia faz parte da programação da Secretaria das Mulheres (SPM) voltada à prevenção e enfrentamento das violências de gênero. Além do Ligue 180, foram projetadas frases como:
- “Você não está sozinha, ligue 180”,
- “180, 24 horas, sigiloso e gratuito”,
- “1.492 vítimas de feminicídio em 2024” e
- “63% das vítimas de feminicídio foram mulheres negras”.
Na Bahia, o Ligue 180 registrou 72.950 ligações entre novembro de 2024 e novembro de 2025. Em todo o país, foram mais de 1,15 milhão de atendimentos, incluindo ligações, e-mails, WhatsApp e videochamadas.
A secretária estadual Neusa Cadore destacou a força simbólica do ato:
“Todos os dias, meninas e mulheres são agredidas e mortas. Não podemos tolerar tanta violência. Este gesto é um chamado para que todos se envolvam e denunciem pelo Ligue 180. Isso salva vidas”, afirmou.
Jady Batista, garçonete que trabalha ao lado do prédio, reforçou a importância da campanha:
“Nossa sociedade ainda tem muitas mulheres com medo. Essa conscientização é essencial para mostrar que elas não estão sozinhas”, disse.
Qualquer pessoa pode ligar para o 180 para denunciar casos de violência contra a mulher, registrar ocorrências e receber orientações sobre direitos e serviços da rede de proteção, como Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referência, Delegacias Especializadas (Deam) e Defensorias Públicas.
O dia 19 também marcou os dois anos da Casa da Mulher Brasileira em Salvador, localizada na Avenida Tancredo Neves. O espaço funciona 24 horas, com atendimento multidisciplinar e abrigamento temporário. Desde a inauguração, já foram realizados mais de 26 mil atendimentos.
