Ícone do site Bahia Pra Você

Distribuidoras devem oferecer Pix para pagar contas de luz

litar a vida do contribuinte de Salvador no cumprimento das obrigações fiscais junto ao município, a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) obrigou as distribuidoras de energia a oferecerem o Pix, como opção de pagamento. A previsão é de que nos próximos quatro meses, os consumidores de energia de todo o país poderão quitar a conta de luz com a forma de pagamento.

As empresas terão 120 dias a partir da publicação da medida no Diário Oficial da União para cumprir a decisão. De acordo com a Aneel, diversas distribuidoras permitem o pagamento das faturas por Pix, mas outras empresas não apenas deixavam de oferecer a modalidade como nem sequer tinham previsão para implementar o serviço.

A Aneel esclarece que as demais formas de pagamento, como faturas com código de barras, convênios com bancos e débito automático em conta continuam válidas. O Pix apenas se somará como mais uma escolha para o consumidor.

O Pix poderá ser oferecido como código QR (fotografado pelo celular do consumidor) junto com o código de barras na parte inferior da conta de luz. Nesse caso, o procedimento pode ser feito sem o consumidor pedir. No entanto, caso a empresa queira substituir a forma usual de pagamento pelo Pix, transformando-o na escolha padrão, será necessário o consentimento do consumidor.

 

ANÚNCIO
*Com informações da Agência Brasil
Sair da versão mobile