Bahia Pra Você

Diálogo com municípios marcou nova fase da política baiana após 2006

A vitória de Jaques Wagner para o Governo da Bahia, em 2006, sobre o grupo liderado por Antônio Carlos Magalhães, marcou o início de um novo ciclo político no estado. A mudança foi acompanhada por uma gestão voltada ao diálogo institucional, ao respeito aos adversários e à ampliação das parcerias com os municípios, independentemente de alinhamentos partidários.

A proposta tinha como princípio colocar a população no centro das ações governamentais, garantindo investimentos, obras e serviços públicos também em cidades administradas pela oposição. Para analistas e apoiadores desse modelo, a prática representou o rompimento com uma tradição política baseada no coronelismo e na concentração de poder.

A postura de diálogo se tornou uma das características das administrações lideradas por Wagner e foi mantida pelos governadores Rui Costa e Jerônimo Rodrigues. Nesse contexto, prefeitos de diferentes correntes políticas passaram a ser recebidos pelo governo estadual para apresentação de demandas e discussão de projetos voltados ao desenvolvimento dos municípios.

Investimentos e resultados

Entre os principais exemplos dessa política de cooperação está a decisão do Governo da Bahia de assumir a construção do metrô de Salvador, em 2013. À época, a obra acumulava cerca de 13 anos sem entrar em operação e atendia diretamente à população da capital, administrada por um prefeito da oposição.

O primeiro trecho do sistema foi inaugurado por Jaques Wagner em 2014. Posteriormente, a rede foi ampliada durante a gestão de Rui Costa e segue em expansão no governo Jerônimo Rodrigues, com obras previstas para a região do Campo Grande e apoio do Governo Federal.

ANÚNCIO

Outra iniciativa destacada foi a substituição do antigo trem do Subúrbio pelo projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que avança como uma nova alternativa de mobilidade para Salvador e Região Metropolitana.

Participação popular

Ainda no primeiro ano de mandato, Wagner lançou um processo participativo para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2008-2011. As plenárias realizadas em diferentes regiões do estado reuniram cerca de 12 mil participantes, que apresentaram aproximadamente 8 mil propostas para inclusão no planejamento governamental.

Somadas às reuniões preparatórias e demais atividades, a iniciativa mobilizou cerca de 40 mil pessoas, ampliando a participação da sociedade na definição das prioridades da administração estadual.

Sair da versão mobile