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Descarte correto de resíduos garante segurança dos agentes de limpeza

Em média, são coletadas 3 mil toneladas de resíduos domiciliares por dia. Para recolher esse volume, é necessário fazer aproximadamente 375 viagens. Esses são dados da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Com esta quantidade de resíduos, é comum encontrar materiais perfurocortantes, que colocam em risco a execução do trabalho dos profissionais de limpeza.

Segundo a empresa, vidros quebrados, lâminas de barbear e pregos são os objetos perfurocortantes mais comuns encontrados no lixo gerado em ambientes residenciais. Esses materiais devem ser descartados em embalagens rígidas e resistentes, a exemplo de papelão, garrafa pet, ou até mesmo uma caixa de leite.

O descarte correto previne acidentes e ajuda na segurança e proteção dos profissionais de limpeza urbana. Além disso, eles são treinados e utilizam EPI’s para evitar acidentes, como luvas e botas com palmilha de aramida resistentes às perfurações.

Conscientização

A Limpurb afirma que assim como a proteção dos agentes de limpeza, promove um trabalho de conscientização da comunidade, realizando visitas a bairros que possuem históricos de acidentes com agentes de limpeza. Nessas áreas são disponibilizadas informações, através do contato do agente de educação ambiental, em visita porta a porta, sobre formas práticas e seguras para descartar esses resíduos.

Esse trabalho de conscientização está temporariamente suspenso, por conta da pandemia do coronavírus. Assim como as palestras em escolas municipais, estaduais, privadas e em ONG’s. A Limpurb passou a utilizar as redes sociais como ferramenta para continuar fornecendo as orientações para a população sobre esse tema.

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