Nesta sexta-feira (12), o Colégio Estadual Góes Calmon, em Salvador, recebeu uma delegação do Oversight Advisory Committee (OAC) / Comitê Consultivo de Supervisão, formado por especialistas internacionais que estão no Brasil para conhecer o trabalho do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) no país.
A comitiva conheceu o desenvolvimento do projeto “Oxe, me respeite – nas escolas”, a partir da perspectiva dos estudantes, dialogando com educadores, equipe pedagógica e representantes da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM).
O projeto tem como objetivo promover a formação cidadã de estudantes, com foco na prevenção e enfrentamento às violências de gênero e raça. Atualmente, presente em 300 escolas da rede estadual, alcançando milhares de alunos e alunas em 150 municípios e em 10 Territórios de Identidade da Bahia, com a expectativa de beneficiar 15 mil estudantes. A iniciativa é executada pela SPM, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa).
A superintendente de Prevenção à Violência contra a Mulher da SPM, Camilla Batista, ressaltou que o projeto tem sido central na articulação entre diferentes áreas do governo. “O projeto Oxe, me respeite – nas escolas é um projeto do coração da SPM, porque ele nos permite dialogar de forma concreta com a juventude e propor mudanças estruturais, como a prevenção às violências. As ações envolvem também Saúde, Direitos Humanos e outras pastas, o que amplia seu alcance e impacto. Queremos fortalecer e expandir essa iniciativa, porque ela ajuda a enfrentar as raízes do patriarcado e a promover uma educação baseada em direitos, respeito e equidade”.
A pedagoga Carla Pita, educadora que acompanha o projeto no Colégio Estadual Góes Calmon, explicou como as atividades são construídas com os alunos. “Nossa missão é formar um itinerário educativo a partir de oficinas sobre gênero, raça e etnia. Trabalhamos com práticas lúdicas, círculos de leitura, exposições literárias, para discutir desigualdades de gênero e como elas impactam a evasão escolar. O mais importante é que os estudantes atuam como lideranças orgânicas, mobilizando toda a comunidade escolar”, comentou.
O estudante Francisco Yure Cruz, 17 anos, destacou a importância do projeto. “O Brasil é muito diverso e esse projeto nos ajuda a compreender outras realidades além da nossa bolha. Aprendi a reconhecer desigualdades que não conhecia e a valorizar a convivência. É essencial que a gente leve esse debate adiante e contribua para uma sociedade mais justa”.
A aluna Eduarda Oliveira, também de 17 anos, reforçou o impacto do projeto.
“Esse projeto é muito importante porque nos faz dialogar com outros estudantes sobre temas que nem sempre aparecem na sala de aula, como rivalidade feminina, feminicídio, sororidade e racismo. Essas conversas nos ajudam a refletir sobre as violências que atravessam nossas vidas e a pensar em alternativas para transformar a realidade”.
Para Florbela Fernandes, representante do Unfpa no Brasil, o projeto tem potencial inspirador. “Estamos falando de igualdade, saúde sexual e reprodutiva e prevenção à violência. É emocionante ver jovens construindo conhecimento e sendo protagonistas. Que essa experiência ilumine e inspire outros alunos e escolas”.
Entre os integrantes da delegação estiveram: Florbela Fernandes, representante no Brasil e diretora de país para Uruguai e Paraguai do Unfpa; Rocío Galiano Mares, chefe do Escritório do Unfpa Paraguai; Michele Dantas, chefe do Escritório da Bahia do Unfpa Brasil; além da equipe do Unfpa Brasil, Kumiko Matsuura, presidente do OAC, e membros do Comitê.