A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira pelo jornal “Folha de S. Paulo”, sinaliza para um cenário de estabilidade na disputa presidencial, quando comparado com o último levantamento. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se consolida na liderança no primeiro turno com 47% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue no segundo lugar com 29%. Na consulta de junho, Lula aparecia com 47% e Bolsonaro com 28%.
A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos. A nova pesquisa indica vitória de Lula no primeiro turno, caso o cenário atual se mantenha.
O pedetista Ciro Gomes aparece no terceiro lugar, com 8% dos votos. Simone Tebet tem 2%. Já André Janones (Avante), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) marcaram 1% cada. Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram. Outros 6% dos entrevistados declararam voto em branco ou nulo e 3% não sabem em quem votar ou não responderam.
Ainda segundo o Datafolha, em um eventual segundo turno entre os pré-candidatos à frente da disputa, Lula derrota Bolsonaro por 55% a 35%. A pesquisa anterior mostrava um placar de 57% a 34%. Em uma disputa entre Lula e Ciro Gomes, o pedetista perde por 52% a 33%. Quando enfrenta Bolsonaro, Ciro vence por 51% a 38% dos votos.