A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), por meio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), deu início na terça-feira (10) à Trilha Náutica de Capacitação. Este é o primeiro curso técnico e profissionalizante voltado para essa área em Salvador, com o objetivo de suprir as necessidades de mercado e de desenvolver competências que ampliem as oportunidades de emprego na capital baiana. A Trilha Náutica está sendo realizada por meio de uma parceria entre a Semdec, a Trecon, a Viacom e o Centro de Ensino Técnico Grau Técnico
O curso tem uma carga horária de 128 horas, distribuídas em aulas realizadas de segunda a sexta, das 13h às 17h, no Grau Técnico, em Nazaré. A trilha terá um módulo de Segurança do Trabalho, um de Eletricidade Básica e outro de Mecânica de Manutenção. Os alunos terão acesso, ainda, a conhecimentos como Meio Ambiente, Sustentabilidade e Habilidade Comportamental. Ao todo, 20 alunos estão matriculados e outros dez estão no cadastro de reserva.
“Essa é uma trilha que faz parte do programa Treinar para Empregar. A Diretoria de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec mobilizou uma equipe que foi a campo e estudou as reais necessidades para que fosse montada essa trilha. Percebemos que existe uma grande demanda por mão de obra para o segmento náutico. Muitas pessoas têm a experiência passada de pai para filho, mas não têm a qualificação técnica”, conta Nilza Fernandes, gestora da trilha pelo Simm.
O curso é pioneiro justamente por ter nascido a partir de uma pesquisa de campo e entender que não havia oferta de cursos nessa área em Salvador, apesar de se tratar de uma cidade costeira. “O curso está sendo um marco para a área náutica e também uma oportunidade única tanto para quem quer ingressar como para quem já trabalha no ramo, mas ainda não tem qualificação”, completa Nilza.