Bahia Pra Você

Curso gratuito de fotografia para mulheres no Subúrbio Salvador

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do projeto Imagem e Empoderamento, que oferece um curso gratuito de fotografia digital voltado exclusivamente para mulheres do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com duração de três meses, as oficinas têm início no dia 24 de julho e acontecerão no Ile Asé Kalè Bokùn, localizado no bairro de Plataforma, sempre as quintas feiras entre 14h e 17h. 

Voltado a mulheres com mais de 16 anos, o curso visa proporcionar o acesso à linguagem fotográfica como ferramenta de expressão, autoestima, independência econômica e valorização cultural. Ao final do processo formativo, será realizada uma exposição com imagens produzidas pelas participantes, fortalecendo a visibilidade das narrativas construídas ao longo do projeto. 

A nova edição surge após o sucesso da primeira, realizada em 2015, que capacitou cerca de 60 mulheres em três comunidades do Subúrbio – Rio Sena, Fazenda Coutos e Colinas de Periperi – por meio da técnica de pinhole. A demanda por mais conteúdo técnico inspirou uma versão ampliada e estruturada do curso em 2025. 

“Quando realizamos o projeto em 2015, a principal demanda das participantes era por mais horas de conteúdo. Elas queriam aprofundar o conhecimento técnico. Por isso, decidimos criar um curso mais robusto, que apoie especialmente mulheres empreendedoras a usar a imagem de forma estratégica nos seus negócios — e quem sabe até descobrir uma nova profissão”, afirma Mila Souza, uma das idealizadoras do projeto. 

Serão oferecidas 20 vagas, com inscrições gratuitas. Além da formação técnica, o projeto promove debates sobre empoderamento, autocuidado e inserção no mercado das artes visuais. 

ANÚNCIO
Anúncios

O projeto Imagem e Empoderamento – oficina de fotografia para mulheres do Subúrbio de Salvador foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal. 

Serviço 
Sair da versão mobile