O Corra pro Abraço, programa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), atua no Carnaval 2026 levando cuidado e proteção a pessoas em situação de vulnerabilidade. A equipe organiza kits com itens de higiene pessoal, preservativos e materiais voltados à redução de danos. Cada pacote carrega mais do que objetos: carrega estratégias de cuidado e garantia de direitos.
A coordenadora do programa, Carla Campos, explica como é feita a abordagem. “A abordagem é sempre respeitosa, apostando no vínculo, fazendo a oferta de nossos insumos de redução de danos, do nosso kit de higiene, para fortalecer a galera que está vulnerável nesse período”.
O programa já transformou a vida de muitas pessoas. Um exemplo é Enzo Gabriel da Paixão, que começou no projeto como assistido e hoje atua como agente de redução de danos. “Quando eu era assistido, me deram apoio, me deram aquele abraço. Hoje, eu levo isso para aqueles que ainda vivem em situação de rua. Dou aquele abraço e digo: vamos tentar comigo”, afirmou. O relato evidencia que o Corra pro Abraço não apenas acolhe quem recebe ajuda, mas também abre caminhos para protagonismo e transformação social.
A partir do Centro de Referência em Redução de Danos e População em Situação de Rua, em Nazaré, a equipe prepara os kits distribuídos aos foliões nos bairros de Campos da Pólvora, Gravata, Comércio, Mares, Pela Porco, Aquidabã e Vasco da Gama, garantindo atenção a cerca de 6 mil pessoas. Nesta segunda-feira, o programa também marcou presença na Mudança do Garcia.
Para a supervisora de campo, Ayodellê Abionná, a atuação é essencial. “Nós estamos aqui trazendo a redução de danos, distribuindo alguns kits de higiene para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. Um projeto do Governo da Bahia que faz a diferença na vida dos baianos”.

