Ícone do site Bahia Pra Você

Conselheiro baiano é eleito presidente do IRB com unanimidade histórica

do Estado da Bahia (TCE-BA), foi escolhido por unanimidade para presidir o Instituto Rui Barbosa (IRB) no biênio 2026/2027.

Em uma eleição inédita na história do controle externo brasileiro, Inaldo Araújo, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), foi escolhido por unanimidade para presidir o Instituto Rui Barbosa (IRB) no biênio 2026/2027. A homologação ocorreu nesta terça-feira (2), durante a Assembleia Geral do Instituto, realizada no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (IV CITC), em Florianópolis (SC).

A escolha marca um feito histórico: é a primeira vez que um conselheiro baiano assume a presidência do IRB, entidade que leva o nome do jurista Ruy Barbosa, ícone nacional e cidadão baiano. Inaldo recebeu os votos dos 33 Tribunais de Contas brasileiros, algo nunca visto nos 52 anos da instituição.

“Considero esta eleição diferenciada, porque, pela primeira vez, todos os Tribunais de Contas votaram. Isso mostra que precisamos estar unidos, pois juntos podemos fazer muito mais”, afirmou Inaldo, emocionado. “Essa vitória também representa a aprovação de um projeto construído ao longo dos últimos 15 anos.”

O novo presidente fez questão de reconhecer o legado do atual dirigente, Edilberto Pontes, destacando sua contribuição para o fortalecimento institucional do IRB:

“Vossa excelência plantou sementes que durarão por mais 50 anos.”

ANÚNCIO

Inaldo também agradeceu à equipe técnica do Instituto e ao TCE do Ceará, pelo apoio na subsede e na cessão de especialistas. Em suas palavras finais, reforçou o compromisso de levar a Bahia ao centro do sistema de controle externo:

eleição“Da Bahia para o IRB, o meu coração emocionado vai estar sempre pulsante.”

A eleição unânime de Inaldo Araújo simboliza cooperação e continuidade no fortalecimento do controle externo brasileiro, em um momento estratégico para a governança e a melhoria das políticas públicas.

Sair da versão mobile