Ícone do site Bahia Pra Você

Condenado à morte no Texas, quer adiar execução para doar rim

Um homem do Texas a espera ser executado em menos de duas semanas pediu para adiar sua sentença para que ele possa doar um rim.

Um homem do Texas a espera ser executado em menos de duas semanas pediu para adiar sua sentença para que ele possa doar um rim.

Ramiro Gonzales, 39 anos, que deve morrer por injeção letal em 13 de julho, apresentou pedidos formais para adiar sua execução para que ele possa fornecer uma doação de rim para alguém que precisa urgentemente de um transplante.

“Como posso devolver a vida – acho que isso pode ser provavelmente uma das coisas mais próximas de fazer isso”, disse Gonzales ao Marshall Project.

Os advogados de Gonzales solicitaram uma suspensão de 30 dias do governador do Texas, Greg Abbott, e uma suspensão separada de 180 dias do conselho de indultos e liberdade condicional do Texas, citando a doação de rim.

Gonzales teve a ideia de doar seu rim enquanto se correspondia com Michael Zoosman, um ex-capelão da prisão e ativista contra a pena de morte, informou o Independent.

ANÚNCIO

Os dois estavam se correspondendo desde janeiro de 2021, trocando cartas, trabalhos artísticos e poesias. Em uma carta, Zoosman mencionou que uma mulher em sua comunidade estava procurando por um doador de rim, e Gonzales respondeu que estava ansioso para ajudar.

“Ele pulou nisso”, disse Zoosman ao Independent, acrescentando que Gonzales queria encontrar “uma maneira de salvar uma vida”.

Embora Gonzales não fosse compatível para a mulher, ele permaneceu interessado em encontrar maneiras de doar seu rim.

Gonzalez também tem um tipo sanguíneo raro, o que pode ajudar aqueles que têm dificuldade em encontrar uma correspondência elegível.

“Não tenho dúvidas de que o desejo de Ramiro de ser um doador de rim altruísta não é motivado por uma tentativa de última hora de impedir ou atrasar sua execução”, escreveu Zoosman à Associated Press. “Vou para o túmulo acreditando em meu coração que isso é algo que Ramiro quer fazer para ajudar a acertar sua alma com seu Deus.”

ANÚNCIO

O departamento de justiça criminal do Texas permite que pessoas encarceradas doem órgãos e tecidos.

Gonzales foi considerado inelegível para doar depois de fazer um pedido no início deste ano, disse a porta-voz do departamento Amanda Hernandez à Associated Press, embora ela não tenha fornecido uma razão.

O conselho de indultos e liberdade condicional do Texas deve votar os pedidos de suspensão de Gonzales em 11 de julho.

Gonzales está no corredor da morte depois de ser condenado por matar a tiros Bridget Townsend, 18, do sudoeste do Texas, em 2001.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile