A vereadora Marta Rodrigues (PT) disse, nesta quarta-feira (12), que a turma do ex-prefeito ACM Neto ou vive fora da realidade ou age com extremo cinismo e sem escrúpulos ao tecer críticas ao governo Lula sobre gastos com publicidade.
“Bom senso e moralidade passam longe do grupo político do ex-prefeito. Na gestão atual, sob comando do prefeito Bruno Reis, o recurso destinado para a ação de comunicação digital da prefeitura, inicialmente de R$1 milhão, atingiu a cifra astronômica, sem nenhum pudor e transparência, de R$30 milhões destinada para Agência Bença Comunicação e Marketing, pertencente a Flávio Costa Maron, primo de ACM Neto”, disparou a petista.
Segundo ela, a situação se torna ainda mais absurda diante do fato de que a gestão descumpriu a própria Lei Orçamentária Anual (LOA), onde o orçamento previsto para comunicação digital e eletrônica era de R$1 milhão. “Chama atenção não apenas a exorbitância do valor contratado, mas também a total discrepância em relação ao orçamento inicialmente previsto. Sem dúvida muita desfaçatez falar de gastos dos outros sem olhar pro próprio quintal”, criticou.
Marta Rodrigues destaca que, enquanto eles fazem conchavos que proporcionam milhões para os coligados, para a população promovem escárnio e arrocho. “Aumento nas tarifas de ônibus e do Elevador Lacerda, além do reajuste abusivo de impostos municipais, como o IPTU, questionado na justiça por vários contribuintes e que prejudica o setor da construção civil”.
Para a vereadora do PT, é inaceitável que os impostos pagos pelo povo de Salvador sirvam para engordar os bolsos dos familiares do grupo político que controla a prefeitura há mais de uma década.
“No caso da Secom com a Agência Bença, o contrato firmado é 31 vezes maior que esse valor, deixando claro que os critérios para essas decisões parecem menos técnicos e mais familiares. Os R$31 milhões que serão destinados à Agência Bença superam áreas essenciais da administração municipal, como esporte e lazer, indústria e agricultura, e ficam muito próximos de investimentos fundamentais como gestão ambiental e saneamento básico. É uma vergonha que a publicidade digital da prefeitura receba mais recursos que políticas essenciais para a população soteropolitana”.
Ofício
Marta informa ainda que encaminhou ofício cobrando explicações detalhadas à secretária Renata Vidal, chefe da Secom, com base na Lei de Acesso à Informação.
“Queremos entender de onde veio tanto dinheiro, se houve remanejamento de recursos e como justificam uma multiplicação tão absurda do orçamento inicial. Seguiremos firmes na fiscalização e não aceitaremos que o patrimônio público seja tratado como negócio de família”, disse.