A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), orienta aos pais e familiares que redobrem a atenção na hora das compras para o Dia Das Crianças.
Almir Souza, da Codecon, explica a necessidade de observar detalhes importantes, como a certificação do produto, faixa etária indicada e preços, além das indicações e contraindicações dos brinquedos, para garantir a segurança das crianças.
Segundo o órgão, a verificação da faixa etária serve para que sejam evitados os acidentes como engasgos, cortes e intoxicações. O selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) também deve ser observado, uma vez que existem falsificações de brinquedos que podem conter substâncias nocivas às crianças, facilitando intoxicações.
Além disso, é necessário conferir as informações e preferir brinquedos com certificação, porque estes já passaram por análises rigorosas para garantir a segurança.
No caso de trocas, para compras realizadas pela internet, principalmente neste período de pandemia, o consumidor tem o prazo de sete dias para se arrepender da aquisição, contados a partir do recebimento do produto.
Denúncias e reclamações podem ser feitas pelos canais de comunicação da Codecon, telefone 71 3266-8960 ou email codeconpms@salvador.ba.gov.br. Outra alternativa é baixar o aplicativo Codecon Mobile ou ligar para o portal Fala Salvador, através do 156.