Ícone do site Bahia Pra Você

Cocaína envenenada deixa ao menos 23 mortos na Argentina

A cocaína envenenada que causou a morte de mais de 20 pessoas na Argentina tinha carfentanil, um opioide de uso veterinário que é utilizado para anestesiar elefantes. A informação foi dada pela imprensa local, que teve acesso a relatos de peritos que analisaram a substância.

Ao menos 23 pessoas morreram e mais de 80 estão internadas em hospitais da região metropolitana de Buenos Aires após fazer uso de cocaína envenenada. Os casos foram registrados nas cidades de Hurlingham, Tres de Febrero, San Martín e Ituzaingó.

Segundo o jornal argentino Clarín, os investigadores acreditam que possa se tratar de cocaína contaminada com veneno de rato e apuram se o caso está inserido em uma guerra entre grupos narcotraficantes rivais.

O secretário de Segurança da Província de Buenos Aires, Sergio Berni, pediu na tarde desta quarta-feira (2) que quem comprou drogas entre a terça e hoje que as jogue fora. Em declaração à rede Telefé, ele disse que o número de mortos pode subir.

“Neste momento estamos tentando localizar a substância tóxica para tirá-la de circulação. É importante alertar quem comprou drogas nas últimas 24 horas. Eles têm que descartar o que compraram”, disse o Ministro de Segurança de Buenos Aires, Sergio Berni.

Os investigadores invadiram um ponto conhecido de distribuição de droga na região de Tres de Febrero conhecido como “Puerta 8” e detiveram 12 suspeitos. Junto com eles foram encontradas embalagens de droga semelhantes àquelas entregues pelas famílias das vítimas. O material coletado será analisado no hospital de Posadas.

ANÚNCIO

Os primeiros relatórios oficiais indicam que as vítimas sofreram convulsões e parada cardíaca súbita, por isso estimam que a cocaína continha um forte depressor do sistema nervoso central. O caso segue sendo investigado e o número de pessoas hospitalizadas que consumiram a droga envenenada tende a aumentar, dizem as autoridades.

Sair da versão mobile