Bahia Pra Você

Clubes da Série A querem criar Liga para organizar o Brasileirão

Presidentes e demais dirigentes de dezenove dos 20 clubes da Série A assinaram nesta terça-feira, no Rio, um documento que foi levado à CBF para a criação de uma Liga para organizar o Campeonato Brasileiro, hoje um produto da entidade. A informação foi publicada inicialmente pelo site Globo Esporte. As equipes terão um encontro com o presidente interino Antonio Carlos Nunes e outros representantes da CBF para entregar o documento.

Na reunião, os clubes vão pleitear maior participação nas tomadas de decisão da competição. O movimento tomou corpo em meio ao processo de afastamento do presidente da entidade, Rogério Caboclo, acusado de assédio sexual por uma funcionária.

Antes do encontro, representantes dos clubes se reuniram em um hotel na Barra da Tijuca para alinhar o discurso e finalizar o documento, que tem respaldo jurídico.

Entre os dirigentes já presentes na CBF está o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, acompanhado do vice-geral e jurídico Rodrigo Dunshee. O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, também acompanha a comitiva.

Pela manhã, o presidente do São Paulo, Júlio Casares, publicou um vídeo no Instagram em que defende a união dos clubes por “interesses comuns”.

ANÚNCIO

“Estamos reunidos nesta manhã com os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro para discutir o futuro do futebol brasileiro e a crise da CBF. Mas principalmente estamos discutindo o início de uma organização importante para o futebol brasileiro. Precisamos repensar o futebol, mas com muita união, pensando no produto do futebol, pensando no crescimento do produto e de todos os clubes. Temos de discutir princípios mercadológicos, princípios éticos e de governança”, afirmou.

“Há muito o que fazer, e isso começa já. Por novo calendário, mais planejamento, investimentos e receitas. Por democracia, com equilíbrio, união e trabalho. Sem conflitos, sem ressentimentos. Nós, clubes de futebol, queremos chegar mais próximo do que cada brasileiro espera de nós”, disse Guilherme Bellintani, do Bahia.

O Sport foi o único clube da Série A que não assinou o manifesto porque está sem presidente. Milton Bivar pediu renúncia e novas eleições serão convocadas no clube pernambucano

O documento, obtido pelo GLOBO, prevê o convite aos clubes da Série B para participação na liga. Entre eles, Vasco, Botafogo e Cruzeiro.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile