Bahia Pra Você

Cirurgia gravada na Bahia em 360 graus entusiasma comunidade médica

Houve uma repercussão muito positiva dentro da comunidade médica com a apresentação da primeira cirurgia gravada em 360 graus no XVI Congresso Paulista de Urologia, considerado o terceiro maior encontro da urologia mundial, pelo coordenador da Endourologia e Litíase Urinária do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes/UFBA-Ebserh), o urologista Fábio Sepúlveda.

A transmissão pela internet permitiu que médicos e estudantes de várias partes do Brasil e do mundo acompanhassem e pudessem comentar nas redes sociais o que acharam da inédita ação. Segundo matéria do site EBSERH – Hospitais Universitários Federais, diversos urologistas brasileiros manifestaram entusiasmo e acreditam no potencial disruptivo desta tecnologia.

Essa mesma matéria traz alguns comentários: “Uma médica da Colômbia não acreditou ser possível assistir uma cirurgia com uma riqueza tão grande de detalhes. Um urologista espanhol, referência mundial na cirurgia apresentada, comentou que nunca havia presenciado tanta beleza e perfeição numa cirurgia de Endourologia. Um médico de Singapura também manifestou entusiasmo pela experiência imersiva virtual”.

Fábio conta que levou 14 meses desenvolvendo e aperfeiçoando a ferramenta Residente Virtual (VR), fruto da parceria com a produtora baiana XC Filmes, empregando técnicas de realidade virtual e realidade aumentada.

O número de pessoas que podiam assistir presencialmente uma cirurgia já era restrito por questões de segurança. Com a pandemia, isso se acentuou. Essa parceria de Dr. Fábio Sepúlveda com Adrianno Moraes, diretor da XC Filmes, vai democratizar o acesso a conteúdos médicos sobre técnicas cirúrgicas, permitindo o aumento da audiência com toda segurança para profissionais, pacientes e espectadores.

ANÚNCIO
Anúncios

Segundo o urologista as experiências anteriores de gravações de cirurgias permitiam ao espectador ver apenas o que cirurgião achava importante mostrar, até por conta da limitação das câmaras com foco fechado. Com a tecnologia de gravação em 360 graus, quem assiste pode acompanhar tudo que está ocorrendo durante todo o procedimento. “Isso desperta o interesse do público médico em assistir cirurgias ao vivo presencialmente”, ressalta Fábio.

 

Sair da versão mobile