Uma boa pedida para a Páscoa deste ano, sem dúvida, são os chocolates produzidos pelas cooperativas da agricultura familiar do Sul da Bahia, que além de saudáveis são produzidos com o puro cacau, cultivado da forma agroflorestal conhecida como Cabruca, que maneja o cacau à sombra das árvores nativas da Mata Atlântica, sem prejudicar a preservação do bioma. As iniciativas têm apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com ações, desde a base de produção até o acesso ao mercado.
A primeira fábrica da agricultura familiar do país, a Bahia Cacau, no município de Ibicaraí, comercializa ovos de Páscoa de 50% e 70% de teor de cacau, em embalagem de 200g, mix de chocolates de 35% a 70% de cacau, distribuídos em barras de 20g e 80g e, para completar, cesta de produtos com nibs, mel de cacau, licor de mel de cacau e o bombons de chocolate com frutas como abacaxi, licuri, umbu, café, banana e goiaba.
Os chocolates podem ser comprados nas lojas da fábrica, em Ibicaraí, localizada na rodovia 415; na loja de Feira de Santana, no bairro SIM; e em Salvador, nas lojas do Centro de Economia Solidaria – Cesol, do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. Os produtos estão disponíveis também na capital baiana na loja virtual.
Chocolates Natucoa
A Natucoa, marca da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), em Ilhéus, é conhecida pelos seus chocolates veganos e lançou seus novos produtos: ovos de Páscoa artesanais, em embalagens de 320 a 330g, trufado com geleia de mel de cacau, trufado com caramelo salgado e Licuri e ovos com 70% cacau especial, com bombons.
A Natucoa tem chocolates de 56% 70% e 80% de cacau, 65% com Nibs, 70% com Licuri e 70% com Licuri caramelizado, além de uma linha de panetones/chocotones veganos. E podem ser adquiridos nas lojas parceiras, loja de fábrica na sede da cooperativa, na rodovia Ilhéus-Itabuna, pelas redes sociais (@bahiacoophub) e também pelo site e com em Salvador e Região Metropolitana.