SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Esporte

China adia Jogos Asiáticos devido surto de Covid-19

A suspensão do evento ocorre em meio a uma onda da variante Ômicron do coronavírus

Publicado

em

A China decidiu adiar os XIX Jogos Asiáticos, que seriam realizados entre os dias 10 e 25 de setembro na cidade de Hangzhou, no sudeste da província de Zhejiang.
Foto: STR/AFP via Getty Images

A China decidiu adiar os XIX Jogos Asiáticos, que seriam realizados entre os dias 10 e 25 de setembro na cidade de Hangzhou, no sudeste da província de Zhejiang.

Segundo a televisão estatal CCTV, o diretor-geral do Conselho Olímpico, Husain Al Musallam, anunciou a decisão e acrescentou que “muito em breve” será anunciada uma nova data.

A suspensão do evento ocorre em meio a uma onda da variante Ômicron do coronavírus, que está causando números recordes de infecções não vistas desde o início da pandemia na China, e à qual o governo respondeu com seu roteiro habitual, o que implica fortes restrições de mobilidade, fronteiras fechadas para o exterior e confinamento de cidades inteiras como na metrópole de Xangai, localizada a cerca de 160 quilômetros de Hangzhou.

O presidente do país, Xi Jinping, disse ontem à noite que as medidas para impedir os surtos resistirão “ao teste do tempo” e exortou os líderes do país a lutar contra qualquer tentativa de “distorcer, questionar ou desafiar” as restrições.

Ao contrário da maior parte do mundo, que já decidiu conviver com o vírus, a China mantém há dois anos uma política de tolerância zero em relação ao vírus sob o argumento de proteger a população idosa, que em alta porcentagem não é vacinada.

No entanto, e ao contrário dos dois anos anteriores, a dureza das medidas em que os surtos foram enfrentados desta vez, especialmente em Xangai, causou uma reação crítica sem precedentes na população, que espalhou inúmeras reclamações e vídeos de denúncia através das redes sociais, um material que, apesar da censura, vazou para plataformas ocidentais.

Em fevereiro passado, quando a variante Ômicron ainda não havia se espalhado pela Ásia, Pequim realizou seus Jogos Olímpicos de Inverno, embora sem público.

Atletas, delegações e jornalistas estrangeiros permaneceram em uma “bolha” e sem qualquer contato com a população local, cuja proximidade ao evento se limitou a acompanhá-lo pela televisão.

Esporte

Fifa anuncia cidades-sede da Copa do Mundo de 2026

A competição tem outro componente especial, pois será a primeira edição de um Mundial com 48 participantes

Publicado

em

A Fifa anunciou na quinta-feira (16) as 16 cidades-sede da Copa do Mundo de 2026, que será disputada no Canadá, no México e nos Estados Unidos. Esta competição tem outro componente especial, pois será a primeira edição de um Mundial com 48 participantes.
Foto: Jessica Alcheh/USA Today Sport

A Fifa anunciou na quinta-feira (16) as 16 cidades-sede da Copa do Mundo de 2026, que será disputada no Canadá, no México e nos Estados Unidos. Esta competição tem outro componente especial, pois será a primeira edição de um Mundial com 48 participantes.

No Canadá as sedes serão Vancouver e Toronto. Já no México as partidas serão disputadas em Guadalajara, Monterrey e Cidade do México. Enquanto nos Estados Unidos as seleções jogarão em Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami e Nova York.

“Parabenizamos as 16 cidades-sede da Copa do Mundo por seu excelente compromisso e paixão. Hoje é um dia histórico, para todos nessas cidades e estados, para a Fifa, para o Canadá, os EUA e o México, que farão o maior show da Terra. Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com eles para entregar o que será uma Copa do Mundo sem precedentes e um divisor de águas, enquanto nos esforçamos para tornar o futebol verdadeiramente global”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Continue Lendo

Esporte

Canoagem, ciclismo e futevôlei movimentam final de semana

A 6ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem acontece no município de Camamu

Publicado

em

Salvador. Já no interior, acontece a 6ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, no município de Camamu, e
Foto: Ascom/Sudesb

O primeiro fim de semana do mês de junho está bastante movimentado, com a agenda esportiva repleta de competições importantes pelo estado da Bahia. Em Salvador, acontece a partir deste sábado (4), a primeira etapa do Campeonato Baiano de Futevôlei 2022, com sede na Arena Summer, no canteiro central da Praia do Corsário, em Salvador. Já no interior, acontece a 6ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, no município de Camamu, e o Desafio dos Gerais de Mountain Bike, na cidade de Caetité.   

Todas as competições têm o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre). Organizado pela Federação das Associações de Futevôlei do Estado da Bahia (FAFEB), o torneio de futevôlei será realizado entre sábado (4) e domingo (5), e contará com três categorias de duplas do masculino e duas do feminino, nas quais participarão 220 atletas. As próximas etapas serão realizadas em Maraú, na península de Barra Grande, e também na cidade de Cipó.  

Já no domingo (5), acontece mais uma etapa do Campeonato Baiano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem 2022, na cidade de Camamu. A 6ª etapa do torneio vai reunir cerca de 130 canoístas dos municípios de Maraú, São Félix, Ubaitaba, Ubatã e Itacaré. Na pontuação geral, as disputas seguem acirradas entre canoístas de Ubaitaba e Itacaré.  

Por fim, o município de Caetité recebe o 5º Desafio dos Gerais, competição válida como 3ª etapa do Ranking Estadual de MTB e XCM, que acontece durante os dias 4 e 5 de junho. O evento esportivo possui categorias para profissionais e iniciantes do masculino e feminino e vai contar com cerca de 450 atletas. 

Continue Lendo

Esporte

Arena Aquática prepara atletas para campeonato baiano

O evento será sediado no próprio equipamento, na Pituba, nos próximos dias 2 a 4 de junho

Publicado

em

A Arena Aquática Salvador intensifica o treinamento da equipe de natação para disputar o Campeonato Baiano de Inverno. O evento será sediado
Foto: Lucas Moura/SecomPMS

A Arena Aquática Salvador intensifica o treinamento da equipe de natação para disputar o Campeonato Baiano de Inverno. O evento será sediado no próprio equipamento, na Pituba, nos próximos dias 2 a 4 de junho.

O gerente de Esportes Aquáticos, Edvaldo Valério, nutre boas expectativas sobre o desempenho dos atletas na competição estadual, apesar das dificuldades enfrentadas durante a pandemia, quando as atividades esportivas foram paralisadas. “Espero que a gente tenha um resultado coletivo muito bom e fique entre as três melhores equipes da Bahia, o que será um grande feito. Individualmente, esperamos alguns resultados legais, especialmente de Manoel Felipe e de outros nadadores, que também devem alcançar índices para os campeonatos brasileiros”, destaca.

Manoel Felipe, 18 anos, revela que tentará ser campeão baiano novamente pela equipe da arena e detalha as provas que irá disputar. “A expectativa no baiano é grande. Vou competir nos 50 metros livres, nos 100 metros livres e nos 100 metros borboleta, modalidades em que já conquistei os índices para o campeonato brasileiro. A gente sempre busca mais e acredito que estamos evoluindo bem, tanto a equipe quanto eu mesmo, pessoalmente”, comentou.

Maurício Sá Barreto, que é treinador da equipe da Arena Aquática Salvador, informa que os atletas disputam o Campeonato Baiano de Inverno desde a categoria mirim, na qual se inserem crianças de nove anos, até a categoria sênior, que inclui adultos com idade acima de 20 anos.

“Conquistamos a 9ª colocação no Campeonato do Nordeste, Troféu Sérgio Silva, realizado aqui mesmo na Arena, no último final de semana, e é muito expressivo estarmos entre este top 10 regional. Tivemos sete medalhistas, todos melhorando suas marcas pessoais, dois índices para o brasileiro, e medalha na prova de 4km no mar. Então, a perspectiva para o baiano é a melhor possível”, conclui.

Continue Lendo

Mais Lidas