Segurança
Carrefour: Perícia acredita que João Alberto morreu por asfixia
Homem negro de 40 anos foi espancado ontem (19) por seguranças de uma unidade do supermercado em Porto Alegre

Análises iniciais dos departamentos de Criminalística e Médico-Legal do Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul apontam asfixia como provável causa da morte de João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos, espancado ontem por seguranças de uma unidade do Carrefour na zona norte de Porto Alegre.
Em nota, o IGP informou que o corpo de Beto, como era conhecido, foi submetido à necropsia pela manhã e, após análise, liberado para os familiares. Ainda que a perícia inicial indique asfixia como causa da morte, esta não é a conclusão definitiva, uma vez que existem exames laboratoriais em andamento.
“Os laudos devem ser concluídos nos próximos dias”, comunicou o instituto. Mais cedo, a delegada Roberta Bertoldo, responsável pela investigação do caso, já havia comentado sobre essa suspeita. “Se supõe que ele tenha sido asfixiado, ou seja, não conseguia respirar bem naquele momento e, por isso, entrou em óbito”, disse.
A investigação foi iniciada já durante a madrugada pelo delegado plantonista Leandro Bodoia, que foi ao local fazer o atendimento. De manhã, a 2ª DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa), da qual a delegada Bertoldo é titular, assumiu o caso.
Segurança
Mais de 50 aves silvestres são resgatadas em ações da Coppa
As espécies apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS)

No último fim de semana, dias 14 e 15 de junho, mais de 50 aves silvestres foram resgatados durante ações realizadas por policiais militares da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), em Feira de Santana e Salvador. As aves estavam sendo comercializadas ilegalmente na chamada Feira do Rolo, em Feira de Santana, um dos principais pontos de comércio clandestino da região.
As espécies apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), equipamento administrado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde passam por avaliação clínica.
O veterinário do Inema, Caio Vinícius, explicou que cada ave passa por uma avaliação individual. “Elas precisam de um tempo para se recuperar, tanto física quanto comportamentalmente. Após esse período, são encaminhadas para viveiros de ambientação e, quando consideradas aptas, são devolvidas ao seu habitat natural, sempre em locais seguros e com monitoramento adequado”.
Entre as aves resgatadas estavam espécies como papagaios, tuins, canários-da-terra, azulões, sanhaçus-de-coqueiro, chupins, trinca-ferros, golinhos, papa-capins (incluindo o de costa cinza), curiós, bigodinhos, sabiás-barranco, sabiás-laranjeira, cardeais-do-nordeste, tico-ticos, tico-tico-rei, guriatãs e pássaros-pretos.
Disque Resgate
Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural, ou pretende fazer uma entrega voluntária? Solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp do CETAS (71) 99661-3998.
Com unidades em Salvador e Cruz das Almas, o CETAS/Inema é responsável pelo acolhimento, tratamento e reabilitação de animais silvestres, garantindo que estejam aptos para a reintegração ao meio ambiente.
Segurança
PM resgata 51 aves silvestres em Feira de Santana
Os pássaros estavam prestes a serem comercializadas na Feira do Rolo, na manhã deste sábado (14)

Policiais militares da Companhia de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) resgataram 51 aves silvestres que estavam prestes a serem comercializadas na Feira do Rolo do município de Feira de Santana, na manhã deste sábado (14).
Durante intensificação das ações de fiscalização ambiental, os militares, durante diligências na região, visualizaram indivíduos em uma feira local que, ao perceberem a aproximação policial, fugiram abandonando diversas gaiolas e armadilhas de caça ilegal.
De acordo com o artigo 3º da lei nº 5.197/67, é proibido o comércio de espécimes da fauna silvestre e de produtos e objetos que impliquem na sua caça, perseguição, destruição ou apanha.
Ao todo, 51 aves silvestres foram resgatados e encaminhados ao Centro de Triagem do Inema.
Segurança
Rondesps comemoram 16º aniversário na Vila Policial Militar do Bonfim

A Polícia Militar da Bahia realizou, no final da tarde desta sexta-feira (13), uma solenidade especial alusiva ao 16º aniversário das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs)/Rondesps. O evento ocorreu na Vila Policial Militar do Bomfim, na capital baiana.
A solenidade foi precedida por um minuto de silêncio em memória dos policiais militares que, com o sacrifício das próprias vidas, marcaram a dedicação e a entrega irrestrita deles à segurança da sociedade baiana. Em seguida, o major Cláudio Garcia, comandante da Rondesp BTS e representando os demais comandantes presentes, deu as boas-vindas a oficiais, praças e convidados.
Durante o evento, os coronéis Valter Menezes, Eduardo Costa Ferreira, Humberto Sturaro e Sérgio Freire, primeiros comandantes das quatro Rondesps da capital baiana e da RMS foram homenageados. As praças fundadoras das referidas unidades também foram lembradas.
Atualmente, as CIPTs/Rondesps ampliam as ações operacionais da Polícia Militar da Bahia e de patrulhamento tático em todo o estado. Além das quatro unidades de Salvador e da RMS, as Rondesps também estão sediadas em: Barreiras (Oeste), Bom Jesus da Lapa (Meio-Oeste), Feira de Santana (Leste), Ilhéus (Sul), Itaberaba (Chapada), Juazeiro (Norte), Paulo Afonso (Nordeste), Santo Antônio de Jesus (Recôncavo), Teixeira de Freitas (Extremo Sul) e Vitória da Conquista (Sudoeste).
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (18)
-
Políticahá 2 dias
Revista Nova Bahia traz histórias de transformação e protagonismo popular em nova edição
-
São João 2025há 2 dias
Terminal Rodoviário de Salvador, ferry-boat e rodovias terão operações especiais
-
Serviçoshá 2 dias
Simm oferece 178 vagas para esta quarta-feira (18)
Pingback: Morte de João Alberto gera protestos pelo Brasil - Bahia Pra Você