A Caravana Cidadania Rural realiza, nesta semana, atendimentos voltados à emissão de documentos e à orientação sobre serviços públicos nos municípios de Riacho de Santana e Vitória da Conquista, ampliando o acesso da população rural a direitos e políticas públicas essenciais.
Em Riacho de Santana, os atendimentos ocorreram nos dias 11 e 12 de agosto, na Escola Família Agrícola. Já em Vitória da Conquista, a ação acontece nos dias 14 e 15 de agosto, no Colégio Estadual de Tempo Integral do Distrito de Inhobim.
Entre os serviços oferecidos estão a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e da Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de orientações sobre programas e serviços públicos destinados aos moradores do meio rural.
O CAF é o documento que identifica agricultores e agricultoras familiares e constitui requisito para o acesso a diversas políticas públicas voltadas ao setor, incluindo programas de crédito, financiamento e apoio à produção rural.
Já a Carteira de Identade Nacional (CIN) é o documento oficial de identificação civil do cidadão brasileiro e utiliza o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número único de identificação.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), com a proposta de descentralizar o atendimento e aproximar os serviços das comunidades rurais.
Em Vitória da Conquista, o atendimento será realizado no Distrito de Inhobim nos dias 14 e 15 de agosto, no Colégio Estadual de Tempo Integral. A programação está sujeita à organização e à capacidade operacional das equipes responsáveis pelos serviços.
Atendimento facilita acesso à documentação
Moradora do Assentamento Contendas, em Riacho de Santana, Alda de Almeida Reis aproveitou a ação para emitir o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Segundo ela, o documento é fundamental para garantir o acesso a políticas públicas destinadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
“Com o CAF, passei a ter acesso a políticas públicas, como o Garantia-Safra e o crédito Pronaf”, relatou.
Na Comunidade Quilombola de Duas Lagoas, também em Riacho de Santana, Kauane Maniely realizou o atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e destacou a importância da iniciativa para quem vive em localidades mais distantes dos centros urbanos.
“Para quem mora em comunidades mais distantes, poder realizar o atendimento no próprio município facilita o acesso à documentação”, afirmou.

