A partir desta segunda-feira (17), Salvador ganha o sexto gripário municipal na região do Pau Miúdo, localizado no 16° Centro de Saúde, na Rua Marquês de Maracá (próximo ao Largo do Tamarineiro). O equipamento será entregue, às 10h, pelo prefeito ACM Neto e é destinado ao atendimento exclusivo de pessoas com síndromes gripais, inclusive Covid-19. O investimento é de R$3,4 milhões.
A unidade vai contar com uma equipe multidisciplinar com 75 profissionais de saúde e da área administrativa. O gripário terá dez leitos de enfermaria e dois de sala vermelha (estes últimos funcionam como uma pequena Unidade de Terapia Intensiva).
Os pacientes contarão com a realização de exames de raios-x, laboratoriais, eletrocardiograma (ECG), além de assistência médica, enfermagem, serviços de farmácia e o suporte de ambulância nas 24 horas para retaguarda dos pacientes que serão regulados para internamento na rede SUS de Salvador.
Na semana passada, moradores das ilhas de Bom Jesus dos Passos, Maré e Paramana foram contemplados com a implantação de um gripário, instalado na primeira. Equipamentos semelhantes já foram entregues pela gestão municipal e estão funcionando em anexo às UPAs dos Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio e Valéria. As estruturas somam 89 leitos, sendo 74 de enfermaria e 15 de sala vermelha e funcionam em regime 24 horas, reforçando o atendimento prestado nas UPAs.