Economia
Campanha garante regularidade do abastecimento e renda para os feirantes
A iniciativa realiza conjunto de ações que inclui entrega de barracas padronizadas de feira livre e de kits feirantes

A Campanha Viva Feira & Feira Segura apoia a reorganização das feiras livres de mais de 30 municípios baianos. A iniciativa estimula as boas práticas de higiene e distanciamento social, para atrair, de forma segura, os consumidores para a compra dos produtos dos agricultores familiares, que comercializam diretamente sua produção de alimentos saudáveis.
A iniciativa realiza conjunto de ações que inclui entrega de barracas padronizadas de feira livre e de kits feirantes e promove palestras para os feirantes do município. A campanha vem permitindo a regularidade do abastecimento de alimentos para os centros urbanos e garantindo renda para as famílias que vivem no campo.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da campanha, irá distribuir cerca de quatro mil barracas e 20 mil Kits Feirantes, contendo máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folheto que explica a ação e informa os cuidados que os feirantes devem ter ao participar das feiras livres.
A Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está garantindo aos feirantes treinamento, com os instrumentos e conhecimentos técnicos necessários à manutenção do funcionamento das feiras livres dos municípios.
Economia
Representantes do Sebrae e da Secti-BA visitam o Hub da Construção
Os participantes do encontro discutiram estratégias para ampliar o impacto das iniciativas desenvolvidas no espaço

Nesta terça-feira (13), o Hub da Construção — iniciativa do Sinduscon-BA voltada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas no setor — recebeu a visita de Sócrates Santana, Diretor de Inovação e Competitividade da Secti-BA, e de Tauam Reis, coordenador de Negócios Inovadores do Sebrae-BA.
Recepcionados por Ângela Márcia Andrade, curadora do Hub, e Wesley Kelly Carvalho, CEO da VERT Soluções Ambientais — startup baiana que integra o ecossistema do Hub da Construção —, os representantes puderam conhecer de perto as iniciativas da VERT. Criada em Itapetinga e atualmente em expansão com o apoio da estrutura e das conexões proporcionadas pelo Sinduscon-BA, a empresa foi citada como exemplo do potencial das parcerias para estimular o desenvolvimento regional.
O encontro também ressaltou a integração entre interior e capital, além da importância das conexões promovidas pelo Hub. Os participantes discutiram estratégias para ampliar o impacto das iniciativas desenvolvidas no espaço, fortalecendo um ambiente colaborativo e alinhado com as demandas da nova economia.
A visita reforça o posicionamento do Sinduscon-BA como elo estratégico entre os diversos atores do ecossistema de transformação digital no setor, conectando talentos, ideias e soluções com foco em um futuro mais eficiente e inteligente com atuação em todo Estado da Bahia.
Economia
Oportunidade para qualificação em técnicas de vendas
Entre os dias 20 e 22 de maio, das 9h às 11h, o Shopping Piedade oferece curso gratuito para o comércio varejista

O Shopping Piedade, em parceria com a Associação dos Lojistas do Shopping Piedade (Alospi), está com inscrições abertas para treinamento gratuito em técnicas de vendas, que será realizado entre os dias 20 e 22 de maio, das 9h às 11h. A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais para o mercado de trabalho e atender às demandas dos lojistas do centro comercial, sendo uma excelente oportunidade para quem deseja se aperfeiçoar na área de vendas.
Os interessados devem enviar seus currículos até segunda-feira (19), às 12h, para o e-mail alospi@shoppingpiedade.com.br, ou entregá-los presencialmente na sede da Alospi, localizada no piso L4 do Shopping Piedade.
Com carga horária total de seis horas, o treinamento é oferecido regularmente e visa ao aperfeiçoamento das principais técnicas de vendas, contribuindo para a ampliação das chances de inserção no mercado de trabalho. Ao todo, 45 participantes serão selecionados, com a possibilidade de integrar as equipes das lojas do shopping, um dos principais centros comerciais do centro de Salvador.
“Fazemos a seleção dos currículos, promovemos o treinamento gratuito em técnicas de vendas e entregamos profissionais prontos para o mercado. Inicialmente, a vaga é temporária, mas há expectativa de efetivação”, destaca Jorge Lobo, presidente da Alospi.
A ação reforça o compromisso da Alospi e do Shopping Piedade com o desenvolvimento profissional, a qualificação de novos talentos e a geração de emprego e renda para a comunidade local.
Serviço
- O quê: Treinamento gratuito em técnicas de vendas
- Quando: 20, 21 e 22 de maio, das 9h às 11h
- Onde: Sede da Alospi – Piso L4 do Shopping Piedade
- Inscrição: Envio de currículo até segunda-feira, 19 de maio, às 12h
- E-mail para envio: alospi@shoppingpiedade.com.br
Economia
Classe média já pode comprar imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida
A nova modalidade oferece financiamento de imóveis de até R$ 500 mil com juros nominais de 10% ao ano e prazo de até 35 anos

As famílias com renda mensal de até R$ 12 mil podem, a partir desta segunda-feira (5), contratar a nova modalidade do Minha Casa, Minha Vida voltada à classe média. A Caixa Econômica Federal começou a oferecer os empréstimos da nova categoria do programa habitacional.
Líder no financiamento imobiliário no país, concentrando cerca de 70% das operações de crédito no setor, a Caixa pôde começar a operar a nova categoria após o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentar, na última quarta-feira (30), as mudanças no Minha Casa, Minha Vida. Isso porque era necessário definir o uso de fontes alternativas de recursos no programa habitacional, além do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Apelidada de Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida, a nova modalidade oferece financiamentos com juros nominais de 10% ao ano e prazo de até 420 meses (35 anos) e permite financiamento de imóveis de até R$ 500 mil. Até 80% do valor de imóveis novos poderão ser financiados. Para imóveis usados, o percentual financiado cai para 60% nas regiões Sul e Sudeste e mantém-se em 80% para as demais localidades.
A nova modalidade do programa habitacional oferecerá crédito com recursos dos lucros e dos rendimentos do FGTS e dinheiro próprio dos bancos, como depósitos na caderneta de poupança e investimentos em Letras de Crédito Imobiliário (LCI).
Faixa 3
A Caixa também reajustou o valor das demais faixas do Minha Casa, Minha Vida, aprovadas no último dia 15 pelo Conselho Curador do FGTS e no último dia 25 pelo Ministério das Cidades.
Os novos valores são os seguintes:
- Faixa 1: renda familiar de até R$ 2.850,00 por mês, com subsídio de até 95% do valor do imóvel;
- Faixa 2: renda familiar de R$ 2.850,01 a R$ 4,7 mil por mês, com subsídio de até R$ 55 mil e juros reduzidos;
- Faixa 3: renda familiar de R$ 4.700,01 a R$ 8,6 mil por mês, sem subsídios, mas com condições de financiamento facilitadas.
No caso da Faixa 3, o CMN autorizou o uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal para ampliar a oferta de crédito. Essa categoria financia imóveis de até R$ 350 mil, com juros nominais de 8,16% ao ano, mais Taxa Referencial (TR). Cotistas do FGTS têm desconto de 0,5 ponto percentual, pagando 7,66% ao ano.
Famílias enquadradas nas faixas 1 e 2 também estão autorizadas pelo Conselho Curador do FGTS a financiar imóveis pela Faixa 3. No entanto, os mutuários que optarem pela elevação de categoria terão as mesmas condições da Faixa 3, sem acesso aos subsídios do governo.
Fonte: Agência Brasil