A Campanha de Multivacinação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que começou no último dia 1º, continua até 29 deste mês em Salvador. A iniciativa é uma oportunidade para que os pais levem seus filhos de até 15 anos de idade para completar os esquemas vacinais.
Segundo a subcoordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos, nesta campanha, o Ministério da Saúde disponibiliza todo o elenco de vacinas do calendário básico de vacinação com uma estratégia diferenciada. Neste caso, os pais são convidados a comparecer às unidades de saúde para que um profissional avalie a caderneta de vacinação das crianças, verificando se tem pendência de vacina a ser iniciada, algum esquema a ser completado ou a ser finalizado.
“A vacina contra a meningite, por exemplo, temos um grande número de adolescentes que ainda não receberam”, lamentou Doiane. Até a terça-feira (5), mais de 1,5 mil crianças e adolescentes compareceram às unidades. Destas, 1,2 mil receberam ao menos uma dose de vacina.
“Por força da pandemia, possivelmente muitas crianças e adolescentes podem estar com seus esquemas em atraso. A Campanha de Multivacinação é uma oportunidade para atualização da caderneta de vacinação, visando manter o controle e a eliminação das doenças imunopreveníveis e, consequentemente, favorecer a melhoria das coberturas vacinais”, disse a subcoordenadora.
Estrutura
Ao todo, 60 salas de imunização dos postos de saúde vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, disponibilizando 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. O Dia D acontecerá no próximo dia 16.
Na mobilização da Multivacinação estarão disponíveis as doses contra Hepatite A, VIP, Meningocócica C e ACWY, rotavírus, HPV, Pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP, tríplice viral, VOP (poliomielite). A lista de postos pode ser conferida no site da SMS.