Ícone do site Bahia Pra Você

Caminhada Penitencial 2026 reunirá milhares de fiéis em Salvador

A Caminhada Penitencial 2026 será realizada no dia 8 de março, com expectativa de reunir mais de 200 mil fiéis. O ato de reflexão da Quaresma

A Caminhada Penitencial 2026 será realizada no dia 8 de março, com expectativa de reunir mais de 200 mil fiéis. O ato de reflexão da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, terá saídas do Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Lobato, seguindo até o Santuário do Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa, em um percurso de oito quilômetros.

O evento integra a programação do Jubileu pelos 475 anos de criação da diocese de Salvador — a primeira do Brasil — e pelos 350 anos de sua elevação à categoria de arquidiocese. As celebrações começam neste fim de semana e devem impulsionar o turismo religioso na capital baiana.

A Caminhada Penitencial faz parte do conjunto de atividades apoiadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que tem ampliado o incentivo ao turismo religioso durante o ano jubilar. A iniciativa reforça o papel histórico e cultural da Igreja Católica na formação da capital baiana, com impacto direto na movimentação de visitantes e na economia local.

Na Quarta-feira de Cinzas (18), a Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, sediou a missa de abertura da Quaresma, que marcou o início das celebrações do período litúrgico e do calendário especial do Jubileu.

Sair da versão mobile