Segurança
Cametá, no Pará, tem sua noite de tensão
Um dia após Criciúma ficar sitiada, pelo menos 20 criminosos assaltaram uma agência do Banco do Brasil no município paraense

Em uma ação bastante parecida com a ocorrida na madrugada do dia 1º em Criciúma, em Santa Catarina, pelo menos 20 criminosos fortemente armados assaltaram uma agência do Banco do Brasil no município paraense de Cametá, na madrugada de hoje (2).
A exemplo do ocorrido em Criciúma, os criminosos fizeram transeuntes reféns, com o objetivo de usá-los como escudo humano durante o enfrentamento com a polícia.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), os bandidos estavam com armas de grosso calibre, entre elas, fuzis. A ação durou mais de uma hora.
Informações preliminares apontam que uma pessoa morreu após ter sido usada como refém e alvejada pelos criminosos. Um morador também teria sido atingido na perna. De acordo com a Segup, essa pessoa está internada no hospital da cidade, mas sem gravidade.
Por meio de nota, a secretaria informou que a normalidade já foi restabelecida em Cametá, após a chegada de efetivos policiais de outras cidades.
Uma caminhonete que, segundo as autoridades locais, teria sido utilizada pelos bandidos durante a ação foi encontrada pelas equipes policiais com “diversos explosivos” no km 15 de uma estrada que faz conexão com o município vizinho de Tucuruí.
Segurança
Proteção à Mulher será disciplina na formação de oficiais e praças da PMBA
Para atender à demanda, será implantado ainda um curso para preparar instrutores

No mês dedicado às mulheres, a Polícia Militar da Bahia dá um passo importante na qualificação do efetivo para o atendimento de casos de violência contra a mulher: a inclusão do componente curricular de Policiamento de Proteção à Mulher nos Cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e Formação de Oficiais e Praças. Além disso, está prestes a ser lançado o Curso de Formação de Instrutores em Policiamento de Proteção à Mulher, para capacitar os multiplicadores que irão qualificar os alunos.
A Portaria Nº 022 – CG/25 fortalece a capacitação de policiais para atender ocorrências de violência doméstica e familiar contra a mulher com mais sensibilidade, respeito e eficiência. A iniciativa representa um avanço na luta contra a violência de gênero e no compromisso institucional com um atendimento humanizado às vítimas.
“Meu sonho era poder realizar essa inserção na grade curricular, para que todo policial militar seja capaz de atuar de forma qualificada e eficiente, em qualquer necessidade nas ruas. O comandante-geral, coronel Coutinho, muito sensível à temática, acolheu imediatamente a proposta, que logo foi confeccionada com a equipe do Batalhão e enviada para o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP)”, contou a comandante do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), tenente coronel Roseli de Santana, autora da iniciativa.
O objetivo da disciplina é o de “desenvolver conhecimentos e habilidades para a gestão e atuação em ocorrências de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (VDFCM), com um nível diferenciado de compreensão e ação, voltado ao atendimento humanizado e respeitoso às mulheres vitimadas por esses crimes, evitando a revitimização dessas pessoas”, explicou a comandante.
Serão comtemplados os Cursos de Formação de Oficiais, sendo eles: o Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares (CFOPM), Curso de Formação de Oficiais Auxiliares Policiais Militares (CFOAPM), e o Curso de Formação de Tenentes Auxiliares (CFTAPM); os Cursos de Especialização, sendo eles: o Curso de Comando e Estado Maior (CCEM) e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO); e os Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, sendo eles: o Curso de Formação de Soldados Policiais Militares (CFSD), Curso Especial de Formação de Cabos Policiais Militares (CEFC), Curso de Formação de Sargentos (CFSPM), o Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFSPM) e o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS).
“Como o BPPM não teria efetivo suficiente para capacitar toda essa demanda, vamos iniciar um curso para formar instrutores e atender as turmas em formação. Dessa forma, a nossa tropa terá o preparo necessário para que as mulheres, que já estão em situação de vulnerabilidade, não sejam revitimizadas”, concluiu a tenente coronel Roseli.
Segurança
Mulher é presa pela PM com droga em Narandiba
A suspeita e a droga foram encaminhadas para a Central de Flagrantes, onde a ocorrência foi registrada

Policiais militares da CIPT/Rondesp Central prenderam uma mulher e apreenderam mais de 800 porções de cocaína, na tarde de segunda-feira (17), em Narandiba.
Os militares realizavam ações de patrulhamento na região, quando flagraram um grupo de suspeitos que, ao ser surpreendido pelos agentes, correu em diferentes direções. Durante as buscas, uma mulher foi encontrada com 861 porções de cocaína e dinheiro em espécie.
A suspeita e a droga foram encaminhadas para a Central de Flagrantes, onde a ocorrência foi registrada.
Segurança
Mais de 13kg de drogas são apreendidos em Teixeira de Freitas
Tabletes e porções de maconha, cocaína e crack, além de ecstasy foram encontrados pela CIPT/Rondesp Extremo Sul

Guarnições da CIPT/Rondesp Extremo Sul apreenderam mais de 13kg de entorpecentes, além de materiais utilizados no tráfico, na tarde de terça-feira (11), em Teixeira de Freitas.
As equipes realizavam patrulhamento no bairro São Lourenço, quando, ao passarem pela Rua Turmalina, se depararam com um indivíduo no interior de um carro saindo de um imóvel. O homem, ao ser surpreendido pelos agentes, abandonou o veículo e correu para a edificação, sendo seguido pelos policiais. Foi feita uma varredura no imóvel e o suspeito não foi encontrado.
No interior do veículo e na edificação, foram localizados 18 tabletes e 21 porções de maconha, totalizando mais de 12,5kg da erva, 438g de crack, 328g de cocaína, oito comprimidos de ecstasy, três balanças de precisão, sete frascos de adubo vegetal, 19 pés de maconha e sementes da erva, materiais utilizados no refino de entorpecentes, três rolos de plástico-filme e uma faca.
Todo o material apreendido foi encaminhado para a 8ª Coorpin, em Teixeira de Freitas, onde a ocorrência foi registrada.