Ícone do site Bahia Pra Você

Câmeras de monitoramento são instaladas no Pelourinho

Esta semana, os Largos do Pelourinho têm extensa programação, com eventos de terça a domingo, e shows de afro reggae, pagode, forró, samba e música eletrônica. 

A Prefeitura de Salvador instalou nesta terça-feira (11) mais quatro câmeras de videomonitoramento na Rua do Passo, que concentra 70% das ações delituosas na região do Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo. A ação é um trabalho conjunto entre a Guarda Civil Municipal (CGM), Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) e Diretoria de Iluminação Pública (DSIP).

Duas das câmeras já foram instaladas e outras duas terão a implantação concluída ainda hoje, segundo informações do prefeito Bruno Reis. As câmeras poderão auxiliar na identificação dos criminosos, cuja investigação cabe à Polícia Civil e à Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP).

“Essas são as quatro primeiras câmeras da Guarda de um projeto de 200 câmaras que seriam colocadas. Mas, com a necessidade, a gente adiantou o processo e está fazendo a instalação através de links e não com a infovia, que é o processo definitivo das 200 câmeras. A gente vai monitorar através de três bases da Guarda: o GAT (Grupamento de Atendimento ao Turista), a Diretoria de Segurança Urbana e a Central de Monitoramento da Guarda Municipal”, informou o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Prefeitura, Maurício Lima.

Também foi criado o Distrito Cultural do Centro Histórico, que visa a revitalização do Centro Histórico nas áreas de ordenamento público, assistência social, zeladoria, cultura e turismo, desenvolvimento urbano e geração de emprego e renda. Após 45 dias da criação do distrito, a GCM registrou uma redução de 48% nos casos de roubo e ações delituosas na região.

Sair da versão mobile