As câmeras de medição de temperatura corporal foram instaladas em 1º de junho, nas estações de metrô da Lapa e Pirajá e até o último dia 15 monitorou 2.720.558 passageiros. Desse total, 13.205 apresentaram temperatura maior ou igual a 37,8ºC e 959 mantiveram esse índice na contraprova, o que pode indicar infecção pela Covid-19. Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom).
As pessoas suspeitas de infecção pela Covid-19 foram abordadas por agentes de saúde devidamente capacitados para a ação e encaminhados para testagem, nas próprias estações. Ao todo, foram realizados 979 testes rápidos, com 83 resultados positivos, e 762 pessoas realizaram o exame RT-PCR, padrão ouro na detecção do coronavírus.
Foram confirmados 183 testes PCR positivos no período. O material coletado para o exame PCR, que identifica a causa da infecção, é encaminhado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e os passageiros recebem os resultados em 48 horas.
