Ícone do site Bahia Pra Você

Brasil só vacinou 35% das crianças contra paralisia infantil

A Secretaria Municipal da Saúde retoma nesta segunda-feira (12) a oferta da vacinação contra poliomielite nas 160 salas de imunização da rede

Crianças são imunizadas na tenda de vacinação instalada na Quinta da Boa Vista para a campanha contra a poliomielite e o sarampo, prorrogada até o dia 22/09 no estado do Rio de Janeiro.

Faltando poucos dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, o Ministério da Saúde informou que 7,3 milhões de crianças ainda não foram imunizadas no Brasil. Somente cerca de 4 milhões (35%) foram vacinadas contra a paralisia infantil. O público-alvo estimado é de 11,2 milhões das crianças de 1 a menores de 5 anos.

A ação teve início em 5 de outubro e se encerra no dia 30 de outubro, simultaneamente à campanha de multivacinação, que visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Nesta última são ofertadas todas as vacinas do calendário nacional de vacinação.

Os estados com a maior cobertura vacinal entre as crianças de 1 a menores de 5 anos foram Amapá (62,59%), seguido do estado da Paraíba (50,11%). Já a menor cobertura pertence ao estado de Rondônia (11,76%). Até o momento, 232 (4,16%) municípios atingiram a meta de 95% de crianças vacinadas.

A recomendação aos estados que não atingirem a meta é continuar com a vacinação de rotina, oferecida durante todo o ano nos mais de 40 mil postos de saúde distribuídos pelo país.

Sair da versão mobile