Ícone do site Bahia Pra Você

Bolsonaro anunciou a recondução de Augusto Aras ao comando da PGR

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira que encaminhou ao Senado a recondução de Augusto Aras ao cargo de procurador-geral d

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira que encaminhou ao Senado a recondução de Augusto Aras ao cargo de procurador-geral da República. O mandato de Aras, de dois anos, só vence em setembro.

“Encaminhei ao Senado Federal mensagem na qual proponho a recondução ao cargo de Procurador-Geral da República o Sr. Antônio Augusto Aras”, escreveu Bolsonaro em sua conta no Twitter.

Agora, Aras terá que passar por uma nova sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, e seu nome será votado pela comissão e pelo plenário da Casa. O envio da mensagem ainda não foi oficializado no Diário Oficial da União (DOU).

Em nota divulgada após o anúncio de Bolsonaro, Aras disse “honrado com a recondução” disse reafirmar seu “compromisso de bem e fielmente cumprir a Constituição e as leis do país”.

Em quase dois anos no comando da instituição, Aras enfrentou diversas crises internas e cobranças sob acusação de ser omisso na fiscalização do presidente Jair Bolsonaro, principalmente referente à pandemia da Covid-19. Tramita no Conselho Superior do Ministério Público Federal até mesmo um pedido de investigação contra Aras por suspeitas de omissões no exercício da função.

ANÚNCIO

Mais uma vez, Bolsonaro não acatou a lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) com sugestões para o cargo. Não existe obrigação legal de seguir a lista, mas os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) aceitaram, em seus mandatos, os nomes escolhidos pela categoria. O instrumento é defendido internamente como forma de garantir um PGR com postura independente. Neste ano, os mais votados foram os subprocuradores-gerais da República Luiza Frischeisen (647 votos), Mario Bonsaglia (636) e Nicolao Dino (587).

Sair da versão mobile