Ícone do site Bahia Pra Você

Bike Comunidade é alternativa para geração de renda em bairros carentes

Bike Comunidade_Foto_Jefferson Peixoto_Secom_Pms

A região do antigo Alagados, em Itapagipe passou a contar com o projeto Bike Comunidade, com 20 bicicletas. A ação da Prefeitura foi criada pelo Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), tornando-se inédita na capital baiana, sendo que a comunidade já aderiu à ideia.

Para utilizar a bike, os moradores precisam fazer um cadastro pessoal, com documento de identificação e número de telefone para contato. Após o cadastramento, a pessoa pode pegar a bicicleta e usá-la por até 24 horas. Vale frisar que essas bicicletas contam inclusive com oficina.

“Por ser uma novidade, a nossa intenção é fazer com que as pessoas façam uso consciente da bike. Ou seja, além de melhorar a mobilidade, também é possível alugar a bicicleta gratuitamente para fazer transporte de objetos e outras possibilidades que gerem renda para o cidadão. Estamos na expectativa de que essa ação se espalhe pelas demais comunidades carentes”, afirma o líder da comunidade, Ubirajara Azevedo.

Já o morador Samuel Pereira, de 19 anos, utiliza as bicicletas para fazer entregas. “Como não tenho condições de comprar uma bicicleta, esse projeto com certeza me ajuda muito porque agora eu posso fazer entregas por aplicativo e ajudo minha família na renda de casa”, conta.

Retomada

O projeto Bike Comunidade foi implementado dentro do plano de retomada da economia em Salvador para estimular o uso da bicicleta também na geração de renda. A iniciativa ainda será implantada em pelo menos mais dez localidades da cidade, envolvendo a criação de espaços de referência para oficinas e atividades relacionadas ao meio de transporte e a disponibilização e manutenção das bicicletas.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile