O regime autoritário de Aleksandr Lukashenko em Belarus ordenou a prisão do blogueiro da oposição Roman Protasevich e sua namorada, Sofia Sapega, depois de forçar o voo da Ryanair pousar na capital bielorrussa, provocando indignação dos líderes europeus, que consideraram a ação um sequestro e ato de “pirataria aérea”.
Em uma entrevista no Newstalk Breakfast, o CEO da Ryanair, Michael O’Leary, disse que “parece que a intenção das autoridades era remover um jornalista e sua companheira de viagem … acreditamos que alguns agentes da KGB desembarcaram no aeroporto também”.
Os comentários de O’Leary foram a primeira confirmação oficial de relatos de que quatro outros passageiros desembarcaram em Minsk após o pouso de emergência, gerando especulações de que Protasevich estava sendo seguido pelos serviços de segurança antes que o avião fosse forçado a pousar. O’Leary disse acreditar que foi a primeira vez que um incidente desse tipo ocorreu com uma companhia aérea europeia.
Nesta segunda-feira (24), foi revelado que Sapega, uma cidadã russa que estuda na European Humanities University (EHU) na Lituânia, foi forçada a deixar o vôo junto com Protasevich, a quem autoridades bielorrussas acusaram de fomentar os protestos em massa no ano passado contra o presidente, Aleksandr Lukashenko.
Eles estavam voando de Atenas para Vilnius, capital da Lituânia, quando o avião foi desviado para Minsk. Protasevich, um ex-editor dos influentes canais do Telegram Nexta e Nexta Live, foi detido pela polícia em Minsk depois que Lukashenko ordenou que seus militares empregassem um caça Mig-29 para encontrar o avião.
Passageiros a bordo disseram que Protasevich começou a entregar seu telefone e outros itens pessoais para Sapega quando soube que o vôo faria um pouso de emergência.
Nem Minsk nem Moscou confirmaram publicamente a prisão de Sapega e não está claro se ela foi acusada de algum crime. A EHU exigiu a libertação de Sapega, dizendo que ela foi detida pelo Comitê de Investigação de Minsk por “condições infundadas e improvisadas”. Ela estava se preparando para defender sua tese de mestrado em Vilnius, disse a universidade.