O Banco Central(BC) anunciou nesta sexta-feira (27) uma série de mudanças nas regras de pagamento e transferências, incluindo, o PIX, afim de aumentar a segurança dos clientes, após a quantidade crescente de ataques criminosos do sistema.
Uma das medidas anunciadas está o limite de R$1.000,00 para operações com o PIX, Cartões de Débito e Transferência Eletrônico Disponível (TED) entre pessoas físicas, incluindo microempreendedor individual, entre 20h e 6h, mesmo que seja operações entre o mesmo banco.
Além disso, o BC também pretende estabelecer o prazo mínimo de 24h e o máximo de 48h para efetivar o pedido do usuário em canais digitais, para aumento de limite de transações com PIX, TED e DOC, transações intrabancárias, boletos e cartão de débito.
Com estas novas regras, o cliente poderá estabelecer limites diferentes no PIX, no período diurno e noturno, possibilitando limites de valores pela noite. Ainda não foi informado pelo BC quando as novas medidas passarão a valer, somente foi anunciado que as regras já estão em implementação.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, foram registrados 206 boletins de ocorrências de sequestros-relâmpagos no Estado de janeiro a julho deste ano — aumento de 39,1% em relação ao mesmo período de 2020. A pasta não tem o detalhamento de quais dos casos envolvem o PIX.