No Semiárido baiano, a água que chega com a chuva representa mais do que alívio: é sinônimo de produção, alimento na mesa e mais segurança para as famílias do campo. Nos municípios de Chorrochó, Macururé e Abaré, agricultores e agricultoras familiares já começam a sentir os resultados da implantação dos barreiros trincheira, tecnologia que capta e armazena a água da chuva, garantindo abastecimento durante os períodos de estiagem.
A iniciativa integra o Projeto Água para Produção de Alimentos e Dessedentação Animal, que prevê a implantação de 120 barreiros trincheira nos três municípios. Até o momento, 80 estruturas já foram entregues, ampliando a capacidade de armazenamento de água nas comunidades rurais e fortalecendo atividades produtivas, como a criação de animais e a produção de alimentos.
A ação faz parte do Programa Água para Todos, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), e integra as estratégias do Programa Bahia Sem Fome, voltadas à convivência com o Semiárido. O projeto é realizado em parceria com a Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS).
Além de ampliar a disponibilidade de água nas propriedades, os barreiros trincheira contribuem para reduzir os impactos da estiagem, assegurando recursos hídricos para a dessedentação animal e para atividades produtivas que fortalecem a segurança alimentar das famílias agricultoras.
Para o agricultor Geraldo de Sena Leal, morador da Fazenda Sossego, em Chorrochó, a tecnologia representa mais tranquilidade para enfrentar a seca e melhorar a produção. “Estou muito satisfeito com essa benfeitoria que a gente ganhou aqui da ARCAS e do Governo do Estado. Isso vai facilitar muito a nossa vida na situação da seca. Agora já temos uns canteirinhos para plantar e água para os animais também. É uma grande ajuda”, relatou.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, ressaltou que investir em tecnologias sociais de acesso à água é essencial para garantir dignidade e fortalecer a produção no campo. “Falar de água no Semiárido é falar de vida, de produção e de futuro. Quando criamos condições para que as famílias armazenem água, garantimos que elas possam produzir, criar seus animais e seguir vivendo com dignidade no campo. Essa é a base da convivência com o Semiárido que o Governo da Bahia vem fortalecendo em todo o estado”, afirmou.
Outras políticas de acesso à água
A SDR também atua em outras frentes para fortalecer a convivência com o Semiárido. Entre elas, o Projeto Centrais das Águas, que assegura abastecimento regular, água tratada e gestão comunitária, ampliando a segurança hídrica e a qualidade de vida nas comunidades rurais. Até 2030, a meta é apoiar 800 organizações produtivas, beneficiar cerca de 156 mil pessoas e garantir 20 mil ligações domiciliares de água.
Além disso, por meio de iniciativas como o Programa de Mecanização Rural (Promer), a secretaria desenvolve ações emergenciais em períodos de estiagem, incluindo a entrega de carros-pipa e a recuperação de estradas vicinais.
Celebrado em 22 de março, o Dia Mundial da Água reforça a importância de políticas públicas que ampliem o acesso à água, especialmente em regiões semiáridas. Na Bahia, essas ações demonstram que soluções adaptadas aos territórios têm capacidade real de transformar a vida das famílias e fortalecer a produção rural.
